02 MAI 2022
MEIO AMBIENTE
Seminário discutiu a importância das políticas ambientais e da preservação com lideranças religiosas
Foto: Milla Silva/PMC

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad, realizou na quinta-feira (28/4), o Seminário de Políticas Ambientais “O Papel das Lideranças Religiosas”. O objetivo foi discutir junto às lideranças religiosas, a importância das políticas ambientais e da preservação dos elementos naturais no ambiente urbano e, assim, da qualidade de vida. Estiveram presentes, lideranças de diversos segmentos religiosos do município.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão Mesquita, ressaltou a importância do encontro e como, a partir dele, as instituições podem ser parceiras na divulgação e construção de políticas públicas socioambientais, difundindo, junto aos fiéis, a importância da participação de todos na implementação dessas políticas.

“O número de pessoas que não conhecem o trabalho que desenvolvemos no município ainda é muito grande. Por isso a participação dessas lideranças religiosas é tão importante, eles serão nossos replicadores, eles têm acesso a munícipes que nós não conseguimos acessar. Esse seminário foi a semente para uma parceria que trará benefícios para a população e o meio ambiente de Contagem”, afirmou.

O vice-prefeito Ricardo Faria participou da abertura do seminário e afirmou que é uma das características do governo manter o diálogo com vários segmentos da sociedade, e um dos objetivos é construir uma relação com as lideranças religiosas, pois possuem um protagonismo e compromisso social muito grande no município.

“É uma dinâmica da administração manter esse diálogo com todos para discutir temas relevantes à vida em sociedade. Temos uma preocupação muito grande com a educação ambiental no nosso município. E será por meio desse diálogo, dessa parceria que vamos construir uma cidade harmônica e sobretudo sustentável’, declarou.

Durante o seminário, os superintendentes da Semad fizeram apresentações de algumas políticas ambientais, tais como educação ambiental, coleta seletiva, adoções de praças, parques e jardins, arborização urbana, licenciamento ambiental (poluição sonora), fiscalização e monitoramento ambiental e defesa animal.

Representando as lideranças religiosas presentes no seminário, a pastora Rosilene Maria de Freitas se mostrou bastante entusiasmada com o encontro. Para ela, essa foi uma oportunidade de conhecer e aprofundar os conhecimentos sobre educação ambiental que na maioria das vezes não é tratado no meio religioso.

“O conhecimento que adquirimos hoje, pode agregar no trabalho que muitos de nós queremos desenvolver nas nossas igrejas, templos religiosos. Saímos daqui cheios de ideias de projetos que podem contribuir com o município e, principalmente, tendo consciência da importância de trazer conscientização para nossos membros e entorno das nossas igrejas ou templos”, finalizou.

O vereador Pastor Itamar declarou que é necessário que as lideranças religiosas atuem em favor do município, não apenas no âmbito espiritual, mas também nas questões sociais que afligem a população. “Nós, como seres humanos, temos a responsabilidade de cuidar do nosso meio ambiente. E esse encontro é uma oportunidade de iniciarmos um trabalho que será de grande benefício a todos”.

O seminário foi realizado em parceria com o gabinete do vice-prefeito, responsável pela interlocução junto às lideranças religiosas.

Autor: Milla Silva