Contagem prorrogará o estado de calamidade pública até o dia 30 de junho de 2022. O Decreto nº 450, assinado pela prefeita Marília Campos, será publicado nesta quinta-feira (30/12) no Diário Oficial. A medida se faz necessária diante do aumento de casos de doenças respiratórias e com o agravante da circulação da nova variante (ômicron) em vários municípios do Estado, incluindo Contagem, o que caracteriza transmissão comunitária. O estado de calamidade permite ao município maior flexibilidade para adoção ou manutenção de medidas emergenciais para assistência da população.
O município está sob o decreto de calamidade pública desde o ano passado com a publicação do Decreto 1.537, de 24 de março de 2020. O estado de calamidade pública é decretado em casos graves e, no caso da pandemia, facilita e desburocratiza as ações de combate à Covid-19, como contratação de profissionais, compra de insumos, entre outros.
Segundo o secretário de Saúde, Fabrício Simões, a prorrogação do decreto é importante porque estamos vivendo momentos de incerteza, especialmente, em relação à nova variante, ômicron, que já está presente em Contagem, e tem um poder de transmissão muito maior. “Temos o cenário do aumento de casos respiratórios em que as unidades de saúde estão sendo muito demandadas, ainda temos as festas de fim de ano, quando as pessoas estão se aglomerando mais, ou seja, são situações que demandam cuidados por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Precisamos nos preparar para o enfrentamento, seja para abrir mais leitos, contratar pessoal ou adquirir insumos, para que a assistência seja feita da melhor forma possível”, explicou.
Simões ainda reforça que, apesar do avanço da vacinação em Contagem e com melhor controle da Covid, a incerteza ainda é grande em relação à ômicron e o que ela pode causar no sistema de saúde. “É importante que a gente se mantenha alerta para não termos a necessidade de passarmos por um novo período de fechamento da cidade e sobrecarga das unidades”, afirmou.