A 7ª Pré-conferência de Saúde, que ocorreu no distrito Sede, reuniu cerca de 90 pessoas na Escola Municipal Eli Horta, nesta terça-feira (9/11). Este foi o penúltimo encontro para construir as propostas e eleger os delegados para a X Conferência Municipal de Saúde a ser realizada nos dias 3 e 4 de dezembro.
Presente no encontro, o vice-prefeito Ricardo Faria, destacou a importância da participação popular na condução do Sistema Único de Saúde - SUS. “O SUS é um grande tratado de saúde pública, talvez um dos mais completos. Uma das grandes belezas é a participação popular que hoje está aqui sendo exercida. São poucos os sistemas de saúde mundo afora que garantem um forte controle social, por meio dos conselhos municipais de saúde. Isso nos enche de orgulho, para podermos discutir com todos os segmentos deste sistema. Precisamos defender a saúde de forma integral”, disse.
Segundo o secretário de Saúde, Fabrício Simões, a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas econômicas e sociais. “Viemos discutir aqui, hoje, exatamente, essas políticas públicas, pois nós precisamos tomar decisões. O orçamento da saúde em Contagem é de R$600 milhões e as demandas são diversas, então nós precisamos fazer escolhas o tempo inteiro. E a melhor forma de fazer isso é ouvindo o usuário e fazendo o planejamento de forma integrada com a participação de quem utiliza o sistema. Estamos construindo as ações coletivamente e estou muito orgulhoso das pré-conferências que estão sendo realizadas. No final, faremos uma bela conferência em que poderemos tomar as decisões mais importantes”, afirmou.
Moradora da Regional Sede, Eliana Narciso foi conselheira de Saúde em 2012 e sabe da importância da participação popular para a construção da Política Municipal de Saúde. “O controle social não existe sem a sociedade civil. A população que é o público atendido deve ajudar a traçar as diretrizes para a melhoria do sistema, apontando as deficiências e votando o financiamento. Os gestores não têm como trabalhar com eficiência se o usuário não apontar para ele quais são os gargalos”, ressaltou.
Vaneide de Deus Machado é líder comunitária no bairro Praia e está participando pela primeira vez do processo da conferência. “Estou aprendendo muito. Espero que a partir dessa construção as necessidades que surgiram após a pandemia sejam atendidas. Tivemos momentos muito difíceis e agora as pessoas acordaram para defender o SUS e ver o quanto dependemos dele”, destacou.
A última pré-conferência ocorre nesta quinta-feira (11/11), em Vargem das Flores, na Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem (rua VL06, 1880, Nova Contagem). A reunião será das 18h às 22h e é aberta para quem quiser participar.