Os avanços no controle da pandemia de Covid-19 permitiram que os membros da Comissão Interna de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde - CIGRESS do Complexo Hospitalar de Contagem voltassem a se reunir. O primeiro encontro foi realizado na quarta-feira (15/9), no auditório do Centro Materno Infantil - CMI.
Em pauta, orientações sobre a Notificação Compulsória e recomendações sobre o fluxo de atendimento de colaborador vítima de acidente com material biológico.
A abertura foi feita pela coordenadora do CIGRESS, Adriana Inês Alves, e responsável pela área técnica do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Complexo Hospitalar de Contagem. Segundo ela, os acidentes de trabalho com material biológico são um desafio em qualquer serviço de saúde. Estamos empenhados em investir nas intervenções multidisciplinares e integrados com a SMS de Contagem, destacadamente, SURGH, Cerest Contagem e Iria Diniz. Trilhamos o caminho da consciência sanitária e ambiental para o alcance dos nossos objetivos comuns, com vistas à melhoria contínua de processos".
O coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar de Contagem - NUVEH, Luiz Felipe Borges, destacou a importância do preenchimento correto da ficha de notificação do Sinan. Explicou que o documento é obrigatório e atende ao que prevê a Portaria de Consolidação Nº 04/2017 e a Resolução da SES /MG Nº 6.532/2018. O preenchimento, alertou, é feito pelo profissional do atendimento assistencial, não sendo exclusivamente de preenchimento médico. Ficou acordado que o laboratório exigirá obrigatoriedade da ficha de notificação referente ao acidente com exposição à material biológico e repassará ao setor de Epidemiologia.
A engenheira Cristiana da Silva explicou sobre o risco desse tipo de acidente. Alertou, ainda, como deve se dar o fluxo de atendimento ao colaborador acidentado e que no caso de afastamento por mais de 15 dias, a notificação deverá ser feita ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). "Acolhemos o colaborador acidentado no momento da ocorrência até a liberação médica."
O que é - O acidente com material biológico acontece quando a pessoa tem contato com sangue, fluidos orgânicos potencialmente infectantes (sêmen, secreção vaginal, liquor, líquido sinovial, líquido pleural e amniótico) e fluidos orgânicos potencialmente não-infectantes (suor, lágrima, fezes, urina e saliva).
Quando o acidente ocorre com material contaminado o colaborador fica sujeito a doenças como Hepatite B (transmitida pelo vírus HBV), Hepatite C (transmitida pelo vírus HCV) e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS (transmitida pelo vírus HIV).