Em Contagem, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos deste ano ocorrerá no dia 16 de outubro, em postos de saúde do município. A expectativa é imunizar cerca de 60 mil animais. A vacina não tem contraindicação podendo ser administrada em fêmeas prenhes, em lactação e em filhotes a partir de três meses.
A raiva é uma doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos. Neste ano, foram encontrados morcegos infectados com o vírus na Grande BH, mas sem indicação de surto da doença. A campanha tem como objetivo prevenir e garantir que a raiva continue erradicada na cidade.
A transmissão ocorre, principalmente, por causa da mordida dos animais eventualmente infectados com o vírus, mas pode acontecer em caso de arranhões e lambidas.
A doença afeta o sistema nervoso central, podendo gerar uma encefalite aguda. Ela também mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais.
Prevenção
A principal forma de prevenção é a vacina antirrábica que protege cães e gatos. Cada animal tem direito a receber uma dose gratuita por ano. Outras formas são: evitar contato com animais que você não conhece, prevenir que morcegos entrem nas casas, não criar animais silvestres ou tirá-los de seu habitat natural, dentre outras. Recomenda-se evitar tocar em morcegos e animais silvestres em geral.
Caso um morcego entre em alguma residência e não consiga sair, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado para fazer a captura e encaminhá-lo para a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses - UVZ para ser observado. Isso vale também para morcegos encontrados mortos. É importante ressaltar que os morcegos são importantes para a reprodução de inúmeras plantas e árvores, portanto, não se deve caçá-los ou matá-los.
Caso tenha sido atacado por algum animal, limpe o ferimento com água corrente e sabão, e procure atendimento médico imediatamente.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que irá divulgar os locais de vacinação mais próximo a data da campanha.