A Prefeitura de Contagem, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, realizou no sábado (4/9) o 6º Simulado do Plano de Prevenção da avenida Tereza Cristina, que contou com a participação da Defesa Civil de Contagem e da capital, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, Transcon, BHTrans, Guarda Civil de Contagem, Centro Integrado de Comando e Controle Municipal - CICCM, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu, órgãos públicos municipais e representantes da sociedade civil.
Em Contagem, o evento concentrou-se na vila São Paulo e na avenida Tereza Cristina, onde ocorreu um treinamento de caráter preventivo à inundação e enchentes. O simulado faz parte de uma série de encontros presenciais e virtuais que acontecem desde o mês de agosto, na bacia hidrográfica do Ribeirão Arrudas. Nos encontros anteriores houve a troca de conhecimento e informações da área, treinamento para a mobilização de equipes e acionamento do Plano de Prevenção da avenida Tereza Cristina.
O Ribeirão Arrudas é um curso d’água que nasce em Contagem e segue até desaguar no rio das Velhas, em Sabará. Seu histórico de inundação afeta a avenida Tereza Cristina e vila São Paulo, principalmente no município, mas podem, também, atingir outros locais, como vilas da Paz e Sapolândia.
No exercício na manhã do sábado, foram ensaiadas as ações de emissão de avisos e alertas climatológicos, acionamento das equipes para o monitoramento visual em campo, ocupação dos pontos de bloqueio de via com posterior desbloqueio e encerramento com a desmobilização das equipes.
De acordo com a subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes, todas as ações de acompanhamento das condições climáticas, avisos e alertas, monitoramento do nível dos córregos e fechamentos de vias, demandam mobilização de equipes. "Isso só é possível graças a integração entre os órgãos municipais e estaduais, tornando a cidade mais resiliente e com ações preventivas”.
Segundo o Programa Defesa Ativa de Controle de Riscos Socioambientais - DaCris, Contagem tem 127 pontos de inundação ou alagamento já identificados, entre eles as vilas São Paulo, Samag, Sapolândia, da Paz, Marimbondo e Trincheira do Itaú.
Contagem tem discutido a atualização do Plano de Contingência - Plancon, que tem recebido a contribuição dos principais órgãos municipais no Comitê Gestor de Área de Risco - CGAR, que prevê a matriz de responsabilidade de cada um dos órgãos na resposta e ação em caso de situações emergenciais.
Orientação
A Defesa Civil de Contagem orienta as pessoas para ficarem atentas às publicações dos alertas nas redes sociais: (@defesacivlcontagem) no Instagram e Facebook. Além disso, existe o serviço gratuito de alerta por meio do SMS 40199, que funciona da seguinte forma: envie um SMS para o número 40199 e escreva na mensagem e o CEP onde reside. O envio é gratuito. Em seguida, a pessoa que acionou o serviço receberá mensagens da Defesa Civil Estadual com alertas e previsões meteorológicas da sua região.