A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura, lança nesta quarta-feira (1/9) o questionário “Você conhece o Centro Histórico da Sede?”. A proposta é ouvir a população a respeito dos equipamentos que contam a história da cidade que acaba de completar 110 anos de emancipação.
Para participar, basta acessar o link do questionário e responder as perguntas. O formulário ficará disponível entre 1º de setembro a 1º de outubro de 2021.
O questionário faz parte do projeto da atual gestão de resgate do Centro Histórico de Contagem e da criação do Circuito Cultural que atrairá turistas, além de aproximar os moradores da cidade de sua história e estimular o sentimento de pertencimento dos contagenses.
O Centro Histórico da Sede situa-se no Centro de Contagem, mais especificamente dentro do quadrante formado pelas praças do Rosário e Tancredo Neves, o Parque Gentil Diniz e a praça Tiradentes.
O convite para que a população responda o questionário foi reforçado pela secretária de Cultura, Monique Pacheco, que frisou a importância da participação popular, o que vai ajudar a direcionar as ações da pasta e da gestão atual.
“É de suma importância ouvir a população sobre a formação, organização e construção do Centro Histórico de Contagem. É um primeiro momento de escuta e de conhecimento das demandas e especificidades dos moradores e moradoras de Contagem que se relacionam com o Centro Histórico da cidade, promovido por uma parceria entre Regional Sede, Transcon, secretarias de Obras, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Cultura, para podermos traçar políticas públicas voltadas para este recorte da regional e suas características históricas e de ocupação”, destacou.
Os equipamentos presentes neste Centro, além dos já citados, são a praça da Jabuticaba, a praça Silviano Brandão, a Capela Santa Helena, o Centro Cultural, o Espaço Popular, a Matriz de São Gonçalo, o Cine Teatro Municipal e o Museu Nair Mendes, que foi totalmente revitalizado recentemente e está recebendo a exposição “Pérolas Negras”, do artista Matheus Machado, que retrata a beleza das mulheres negras da Comunidade Quilombola dos Arturos, utilizando a temática e estética africana por meio de maquiagem, roupas e adereços, com o propósito de promover o empoderamento das mulheres, valorizando os negros e sua ancestralidade.
Para acessar o questionário, acesse o link http://www.contagem.mg.gov.br/questionario-centrohistorico