Com a melhora dos indicadores epidemiológicos na cidade, a Prefeitura de Contagem por meio da Secretaria de Saúde, desmobilizou cerca de 85 leitos exclusivos para Covid-19, no Centro Especializado em Assistência Covid-19, antigo hospital de campanha Santa Helena, no bairro Eldorado.
De acordo com a pasta, a desmobilização de rede pública ocorre devido à queda nas taxas de ocupação e de contaminados pela Covid-19. Na prática, de acordo com o secretário de Saúde, Fabrício Simões, isso significa que a pandemia atingiu um patamar controlável na cidade. Atualmente, Contagem tem uma taxa de ocupação de 60% de leitos de UTI e 81% para enfermaria. O município conta com 110 leitos de UTI e enfermaria.
“Neste momento estamos uma demanda por leito muito baixa porque os indicadores melhoraram. Nós temos uma velocidade de transmissão baixa de 0,84%. Abaixo de 1 já é um dado muito bom. Neste contexto, a gente reduz os leitos, até para não gerar dano ao erário. Não faz sentido manter 50 leitos se eu não tenho paciente para colocar lá. Estamos cuidando do recurso público de forma responsável e racional. Reduzimos leitos porque não existe demanda”, esclarece Simões.
Todavia, a secretaria assegura que a medida não afetará o atendimento a quem precisa de cuidados intensivos, uma vez que os equipamentos que compõe uma estrutura de leito estão disponíveis para a remontagem, caso os indicadores epidemiológicos voltem a piorar.
“Contagem está pronta para abrir novos leitos, caso seja necessário e ocorra mudanças nos indicadores. É importante lembrar que no auge da segunda onda, Contagem chegou a disponibilizar 195 leitos. Atualmente, nós estamos com 110 leitos. A gente espera que não precise, mas essa característica de elasticidade de leitos é muito importante e Contagem adquiriu essa possibilidade”, assegura.