As obras de drenagem e pavimentação da rua Quaresmeira, no bairro Colonial, região Sede, foram entregues pela Prefeitura de Contagem neste sábado (12/6). A prefeita Marília Campos participou da entrega das intervenções que eram demandas antigas de mais de 25 anos da comunidade.
No local foram executadas obras de macrodrenagem, terraplanagem e pavimentação por toda a extensão da via, além de serviços de meio-fio e bueiro. Os investimentos são de R$ 705.656,75, sendo que R$ 319.217,49 de recursos municipais.
Para garantir segurança aos motoristas e pedestres, a Transcon também sinalizou o local e colocou a faixa de pedestres colorida, que vai contribuir para auxiliar a travessia da rua.
Segundo Marília Campos, as dificuldades da via eram problemas crônicos. Após várias reuniões da atual gestão, que aconteceram entre a Administração Regional Sede e a comunidade local, foi decidido priorizar as intervenções. “As obras da rua Quaresmeira eram um grande apelo da comunidade. Eu me lembro dela desde o Orçamento Participativo, no meu governo anterior, em reuniões que fizemos na escola municipal”, explicou.
Durante a entrega, a prefeita reafirmou o compromisso de sua administração em concluir as obras que foram herdadas. “Nós temos um grande pacote de obras por toda cidade. O que eu quero dizer para vocês é que estamos continuando e terminando as intervenções. Fico feliz de ver que uma obra como essa foi realizada de forma integral, não apenas de forma paliativa”.
Marília salientou também que o atual governo tem o compromisso de atender as necessidades das comunidades, concluindo obras e realizando outras novas. “O que vamos fazer não será pela metade, mas por inteiro. Às vezes as obras podem demorar um pouco mais, mas será um serviço bem feito, bem realizado”.
Moradora do bairro há 13 anos, Érica da Silva Lima, participou da comissão de fiscalização das obras e não conteve a emoção. “Eu ainda não acredito que seja verdade! Eu saio na rua só para olhar e ter certeza do que estou vendo. Nunca mais iremos ter problemas para entrar em casa. A acessibilidade aqui era bastante comprometida com os alagamentos. Muitos vizinhos não conseguiam tirar seus carros da garagem e outros não conseguiam estacioná-los”, afirma.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo, destacou que este era um problema antigo. “Desde foi feita a implantação da rua, há 40 anos, os problemas foram crescendo no local, que não contava com a drenagem da água da chuva e tinha vários problemas geológicos. Mas, com a mobilização da comunidade, foi priorizada a execução das obras. Fico muito feliz por entregar as benfeitorias realizadas aqui para a população”.
Marcos Túlio explica que para deixar o local ainda melhor, é importante que a comunidade continue se mobilizando. “Juntos poderemos realizar várias melhorias como a construção dos passeios das casas e o plantio de árvores. Assim deixaremos a rua ainda mais bonita, mais organizada e ajudaremos o microclima do entorno”, afirma.
Para o administrador da Regional Sede, Lindomar Diamantino, as intervenções terão um impacto muito positivo na rotina dos moradores, já que essa rua tem ligação com outras vias importantes, como as ruas do Silêncio e do Registro. “Quando viemos aqui, vimos à angústia no semblante dos moradores. Essa obra não é apenas uma obra de via, ela trouxe a felicidade de volta para essas pessoas. Muitos me relataram que não tinham coragem de convidar amigos e parentes para visitar por causa da situação que aqui se encontrava”, relata.
Visita ao Cemei Colonial
A chefe do Executivo de Contagem aproveitou a oportunidade para visitar o andamento das obras do Cemei Colonial, que foram retomadas em janeiro após ficarem paradas por um ano. “Estamos acompanhando a situação aqui desde o início. Essa obra do Cemei Colonial estava com 30% das intervenções concluídas. Reunimos com os representantes da Prisma Engenharia, que já estava à frente de outras obras no município, como a UPA Nacional, e eles aceitaram assumi-la. Assim, retomamos o mais rápido possível a construção desse equipamento, que é tão importante para a comunidade”.
A finalização da obra está dentro do cronograma estabelecido, com previsão de acontecer ainda este mês. Segundo um dos sócios da empresa Prisma Engenharia, Anderson Luiz de Figueiredo, foram realizadas algumas readequações no projeto, mas o cronograma está seguindo o planejado.
O equipamento irá atender 386 alunos de 1 a 5 anos, divididos em dez turmas. A secretaria de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, lembrou que a unidade irá atender a demanda para a Educação Infantil da comunidade. “É uma escola muito esperada pelos moradores. Estamos dando continuação ao nosso plano de governo que é ampliar a Educação Infantil em nossa cidade. A demanda é alta, ainda temos que construir mais algumas unidades, mas inaugurar uma escola desse tamanho, com essa qualidade e porte, nos dá esperança de seguir com o projeto”.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS DA RUA QUARESMEIRA
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS VISITA AO COLONIAL