O programa Asfalto Novo, da Prefeitura de Contagem, segue avançando e promovendo grandes melhorias em ruas e avenidas por toda a cidade, o que impacta, diretamente, a vida das pessoas, impulsionando, ainda, o desenvolvimento econômico. Exemplo disso é a revitalização da avenida Ápio Cardoso, no bairro Cincão, região Eldorado. Ali, o programa vai beneficiar, também, as empresas instaladas no local, funcionários e todos que se deslocam entre a Via Expressa de Contagem e a BR-040. CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!
“O Programa Asfalto Novo continua de vento em popa, fazendo a integração e melhorando a mobilidade urbana em Contagem. O Eldorado é uma região de muitas indústrias e empresas de prestação de serviços, com um trânsito pesado e é muito bom estar aqui, conversando com os empresários e percebendo a satisfação deles com o avanço das obras”, afirmou a prefeita de Contagem, Marília Campos.
Com investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, a obra na avenida Ápio Cardoso vem ganhando uma atenção especial pelas próprias características da região, uma vez que há, diariamente, um tráfego intenso de veículos pesados e máquinas de grande porte.
“Aqui o asfalto vai ser mais reforçado, de qualidade, como vem sendo feito em toda a cidade.
Isso é muito importante para fortalecer a presença das empresas que aqui estão e que geram empregos,
arrecadação e apoiam o desenvolvimento econômico de Contagem.
Assim, o município se torna cada vez mais atrativo para que empresas possam se instalar aqui.
É o Programa Asfalto Novo favorecendo o desenvolvimento econômico e a mobilidade urbana”
Marília Campos, prefeita de Contagem
“Uma proposta do programa Asfalto Novo é a revitalização das vias com mais qualidade, com duração prevista para até 10 anos. Optamos por fazer uma preparação de solo mais robusta para que não haja deterioração com o tipo de veículo que circula constantemente aqui”, ressaltou o secretário de Obras de Contagem, Rômulo Perilli.
“No programa, contamos com uma empresa que faz controle de qualidade tecnológico de todo o pavimento,
com verificação de leito, subleito, base, sub base, de reperfilamento, para definir a camada de asfalto,
a profundidade, descompactação. Na Ápio Cardoso foi feito um reforço de leito e subleito, de aproximadamente 70 cm,
fora a camada de pavimento, que pode aumentar para quase 80 cm.
Assim, a gente faz um investimento maior agora para evitar gastos com revitalização no futuro.
Esse é o diferencial do Programa Asfalto Novo”.
Rômulo Perilli, secretário de Obras
A av. Ápio Cardoso tem ganhado uma atenção especial pelas próprias características da região, uma vez que há, diariamente, um tráfego intenso de veículos pesados e máquinas de grande porte
Fotos: Luci Sallum/PMC
Muito além do asfalto
Principal via do bairro Cincão, os trabalhos executados na av. Ápio Cardoso vão muito além de apenas um simples recapeamento. Está sendo feito um reforço do subleito com pedra de mão em pontos específicos, conforme avaliação técnica da fiscalização, com a aplicação de mais de 2.000 toneladas de pedras, além de outros materiais. Ainda, vai receber os serviços de urbanização, com a instalação de passeios, meio-fios e sarjetas, para um melhor escoamento das águas de chuva.
Ari Moreira, que é coordenador administrativo da empresa Sotreq, comemorou a realização das obras, uma reivindicação antiga dos empresários locais. “Aqui tem um tráfego intenso de caminhões e carretas, em uma via com condições muito ruins. Essa revitalização vem com uma proposta melhor, que é de fazer um serviço mais profundo, diferente do que era feito antes, só com um recapeamento leve e que em pouco tempo já começava a apresentar problemas. Estamos muito satisfeitos com o que a gente está vendo aqui”, afirmou.
Para o diretor de Finanças e Administração na IterCeler Logística, Euler Giancotti, a obra na avenida vai trazer muitos benefícios a todos. “O asfalto está intimamente ligado ao processo de transporte rodoviário, que é a atividade principal da nossa empresa. Para nós, é fundamental contar com esse recapeamento de qualidade como está sendo feito, pois podemos projetar os próximos 10 anos sem maiores intervenções na via, o que vai ser excelente, possibilitando o tráfego constante de caminhões aqui”, comemorou.