De acordo com o vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, 6.929 doses já foram aplicadas no município, sendo 6.465 doses para os servidores da saúde, 448 para idosos que vivem Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e 16 para pessoas com deficiência em residência inclusiva, seguindo o Plano Nacional de Vacinação preconizado pelo governo federal.
Para facilitar o processo de imunização na cidade, as vacinas estão sendo aplicadas para os profissionais da saúde no próprio local de trabalho. No caso dos idosos, equipes da Secretaria de Saúde vão até as ILPIs para a imunização.
Contagem já recebeu 18.854 vacinas para atender os públicos da primeira fase e aguarda a chegada de mais doses para as demais fases. O calendário de vacinação, público-alvo e locais serão amplamente divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo especialistas, a segunda dose da vacina CoronaVac pode ser realizada entre duas e quatro semanas após a primeira aplicação. Já imunização da AstraZeneca tem um intervalo de tempo de três meses entre primeira e segunda doses. A proteção contra o novo coronavírus começa, em média, duas semanas após a aplicação da segunda dose de ambas as vacinas.
O secretário de Saúde, Fabrício Simões, explica que a atual administração está comprometida com o processo de imunização e já se prepara para as próximas etapas. Ele destaca ainda que a intenção é dar transparência ao processo e garantir que somente o público-alvo receba a vacina. “Estamos seguindo uma determinação da prefeita Marília Campos para agilizar o processo e apresentar à população de Contagem cada fase da execução do plano de vacinação”, destacou.