A Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal ocorre anualmente no início do mês de novembro, com objetivo de chamar atenção para a doença. O câncer da boca pode aparecer nos lábios e em partes da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua. De acordo com dados do Ministério da Saúde, é o quinto tumor mais frequente em homens no país.
Segundo a dentista especialista em estomatologia da rede SUS Contagem, Patrícia Russo, muitas pessoas desconhecem a existência do câncer de boca e, portanto, a semana é importante para alertar a população a buscar atendimento quando notarem alguma alteração bucal. “O câncer, quando diagnosticado precocemente, tem um prognóstico muito melhor e uma expectativa de vida muito maior”, explicou.
A dentista também alertou para os principais causadores e promotores do câncer bucal, sendo eles: o tabagismo, que é um iniciador e um promotor da doença; o alcoolismo ou etilismo, que também é o promotor da doença; e o HPV para alguns casos do carcinoma envolvendo a região de garganta ou da faringe.
Prevenção, sintoma e tratamento
“As formas de prevenção são consultas regulares ao dentista, não fazer o uso de bebida alcoólica ou cigarro e procurar o dentista sempre que notar alguma ferida que não se cicatriza no prazo de 7 a 10 dias”, explicou. Também é importante a prevenção contra o HPV, feita principalmente por meio da vacinação e do uso de camisinha durante relações sexuais.
Patrícia Russo também explicou que o principal sintoma do câncer bucal é uma lesão na boca que não cicatriza e que, em fase iniciais, pode ser assintomática, fazendo com que o paciente não se queixe dos sintomas. “A partir do momento em que a lesão vai progredindo, causa desconforto e o paciente apresenta dificuldade de conversar, dificuldade de engolir e de se alimentar que, consequentemente, vai causando perda de peso”, disse.
Os tratamentos indicados para o câncer bucal são o tratamento cirúrgico, para remoção da lesão, a radioterapia no local e, em alguns casos, também pode ser indicado a quimioterapia. O tratamento vai depender do estágio da doença e da avaliação da equipe de oncologia.
Centro de Especialidades Odontológicas - CEO
Em Contagem, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é responsável por oferecer serviços voltados à atenção secundária, como: estomatologia, odontopediatria, endodontia, periodontia, cirurgia oral menor, próteses dentárias e atendimento de pessoas com necessidades especiais.
A porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde (UBS), que repassa o relatório do caso para avaliação na Central de Autorização de Procedimento em Saúde (Ceaps) e, dependendo da análise, o paciente é encaminhado ao CEO. Em casos específicos, como o de estomatologia, o paciente é encaminhado diretamente ao CEO, com a intenção de identificar precocemente um possível câncer.
Centro de Especialidades Odontológicas - CEO
Endereço: Francisco Miguel,185 - Centro