No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, data instituída para intensificar ações de conscientização e alertar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A transmissão ocorre pelo ar, por meio de gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro de pessoas infectadas. Embora a tuberculose afete principalmente os pulmões, ela pode comprometer outros órgãos, como rins e ossos. Os principais sintomas incluem tosse persistente por mais de três semanas, febre baixa, principalmente à tarde, sudorese noturna e perda de peso.
Segundo Ministério da Saúde, a prevenção da tuberculose é feita principalmente por meio da vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada pelo SUS. Ela é voltada ao público infantil e deve ser aplicada logo ao nascer ou antes da criança completar cinco anos de idade.
O SUS Contagem também disponibiliza tratamento gratuito da doença. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade oferecem serviços de triagem, permitindo que os sintomas sejam rapidamente identificados e investigados. Assim que confirmado o diagnóstico, as equipes de atenção básica e a vigilância epidemiológica acompanham e monitoram o caso.
Para a epidemiologista da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, Jussara Alves Cardoso Neves, “o diagnóstico precoce aumenta as possibilidades de cura, além de evitar o óbito pela doença”. Portanto, atente-se aos sintomas e, em caso de dúvidas, procure um profissional de saúde”.