A Prefeitura de Contagem investe na prática da leitura e escrita das crianças da rede municipal de educação, com a promoção de cursos de formação de professores e educadores da educação infantil, como o de “Leitura e Escrita na Educação Infantil” (LEEI), ofertado pelo município desde 2021, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Em 2023, os resultados positivos alcançados com o curso tornaram Contagem referência e modelo para o Ministério da Educação (MEC). A parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) propiciou a capacitação de 500 profissionais da rede municipal de educação. Saiba mais clicando aqui.
Na época, durante uma etapa da formação do LEEI em Contagem, a prefeita Marília Campos destacou a importância do programa para o município. “Precisamos manter esse esforço conjunto de fazer uma educação infantil de qualidade para as crianças”.
Neste ano, haverá a formação de mais cinco turmas de profissionais da educação no LEEI.
Encontro Cultural
Para aprofundar as aprendizagens da formação do LEEI em 2024, ocorreu, na terça-feira (5/11), um encontro cultural com os pedagogos da rede municipal, matriculados no curso de leitura e escrita. O evento foi destinado às turmas de continuidade da formação do ano passado e para as turmas deste ano. O encontro cultural faz parte das diretrizes estabelecidas pelo MEC e foi executado pela equipe de educação infantil da Secretaria de Educação (Seduc).
Durante o encontro, aconteceram apresentações poéticas e musicais de artistas locais, uma palestra literária, com trocas de experiências dos textos lidos ao decorrer do curso. “Foi um encontro com gosto de cuidado e abrigo”, comentou Tainá Moreira, participante do LEEI.
Os músicos Gustavo Figueiredo, Beto Pascides e Flávio Cardoso participaram do evento e animaram os participantes
ao som de MPB, sertanejo, rock e samba. Fotos: Beatriz Torres/PMC
A participante Kathiúcia Oliveira também aprovou as atrações culturais do evento. “Nos faz refletir sobre a importância da arte na nossa profissão, que tem como responsabilidade promover experiências de qualidade para as crianças”, destacou.
Conheça o LEEI
O curso promove a articulação entre ciência, arte e vida, buscando unificar os conhecimentos teórico-científicos com diferentes manifestações artísticas e culturais na educação infantil. Ao longo do curso, os professores aproveitam do contato com literatura, arte e tecnologia, para garantir a ampliação da formação cultural entre os educadores.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o objetivo é a implementação, em nível nacional, de ações estratégicas dedicadas a garantir que todas as crianças brasileiras possam alcançar êxito no processo de leitura e escrita.
No decorrer do curso são disponibilizados materiais pedagógicos que buscam estabelecer o diálogo com os professores, crianças e famílias. As produções originais de autores que compõem a literatura fundamental da educação infantil são disponibilizadas para contribuir com a autonomia acadêmica e profissional dos professores e pedagogos.