No dia 16 de novembro é celebrado o Dia Nacional dos Ostomizados, data importante para combater o preconceito contra as pessoas que foram ou continuam submetidas ao procedimento de ostomia. Ostomia, ou estomia, é um procedimento cirúrgico que abre um orifício no abdômen para eliminação de fezes, urina ou alimentação, ou na traqueia para auxiliar na respiração. O procedimento pode ser definitivo, quando a pessoa convive com a ostomia durante toda vida, ou temporário, quando o orifício é fechado por meio de procedimento cirúrgico.
O estoma, como é chamado o orifício, é feito em pessoas que sofrem com malformações congênitas, doenças inflamatórias, doenças neurológicas, cânceres, traumas abdominoperineais, entre outras enfermidades. As doenças podem acometer pessoas de todas as faixas etárias, desde recém-nascidos até idosos.
Em Contagem, o Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira, o CER IV, conta com o serviço de atenção à saúde da pessoa ostomizada, que é composto pelas equipes de saúde de enfermagem, nutrição, médico clínica, psicologia e serviço social.
Aline de Oliveira, gerente do setor de ostomia, destaca a relevância da data. “É importante conscientizar as pessoas que convivem com ostomizados, no sentido de proporcionar uma relação saudável e humanizada, combatendo o preconceito”, diz.
O atendimento funciona por demanda espontânea aos ostomizados da microrregião de saúde de Contagem e Betim. Os interessados devem entrar em contato com o CER IV e agendar a primeira consulta.
CER IV - Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira
Endereço: Av. José dos Santos Diniz, 880/800 - Europa, Contagem
Telefone: (31) 3359-6909