Com foco no combate à disseminação da Covid-19 e nas medidas de proteção, a Guarda Civil de Contagem participou de operação, nesta quinta-feira (18), que também foi realizada simultaneamente pelas respectivas corporações de 30 cidades de Minas Gerais nas suas localidades. A ação no Município foi feita com a distribuição de kits com máscaras de proteção e álcool em gel 70%, folhetos, blitze e fiscalização de estabelecimentos comerciais.
Na Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas), situada na regional Ressaca, ocorreu uma fiscalização e orientação aos estabelecimentos sobre os procedimentos sanitários que devem ser adotados. No bairro Eldorado, o trabalho se concentrou no centro comercial, principalmente com moradores em situação de rua.
Já na Várzea das Flores, próximo à orla da lagoa, foi montada uma barreira policial e realizada a distribuição de álcool em gel e máscaras de proteção. “É a primeira vez na história das instituições que fazemos uma operação sincronizada, levando em consideração a particularidade de cada município e o atual período de enfrentamento a uma pandemia. É uma fase que deixa claro o desenvolvimento institucional das Guardas do estado e do país. As Guardas mostram a sua efetividade, força e organização no contexto da segurança pública municipal. E quem ganha com isso é a sociedade, que pode contar com órgãos cada vez mais estruturados e bem equipados", afirmou o comandante da Guarda Civil de Contagem, Levi Sampaio.
Até o momento, a corporação já realizou 8.137 ações preventivas que resultaram no fechamento de 3.823 estabelecimentos e na aplicação de 183 multas e a prisão de 16 pessoas.
Várzea das FloresNa Várzea da Flores, além das viaturas que fazem o patrulhamento, há monitoramento preventivo com barreiras fixas. Quem descumprir as regras fica sujeito à notificação e até prisão, em casos como promoção de eventos com aglomeração e atividades de pesca e nado. Quatro viaturas circulam pela orla a cada duas horas, diariamente, com apoio de equipes descaracterizadas.
Atuam juntos no reforço da fiscalização o comando da guarda, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), o Grupamento de Policiamento Ambiental, a Fiscalização Operacional (Fiscop) e o Comitê Fiscalizador de Contagem (Comfisc). Os agentes orientaram moradores e frequentadores da orla com emprego de megafone para divulgar mensagens de alerta.
CeasaMinas
Desde 22 de março deste ano, a CeasaMinas restringiu suas atividades, com adequações para a redução do número de empregados das empresas concessionárias e da circulação de frequentadores do entreposto.
Só podem funcionar as empresas cujas atividades estejam ligadas aos seguintes ramos: hortifrutigranjeiros, abastecimento alimentar de pessoas e animais, bebidas, higiene e limpeza, farmácias/drogarias, fornecimento de insumos para produção agrícola, embalagens para produtos alimentícios, postos de combustíveis e agências bancárias para atendimento exclusivamente interno.
Não é permitida a entrada de menores de 14 anos e maiores de 60 anos, nem de vendedores ambulantes. Todos os estabelecimentos que fornecem gêneros alimentícios para consumo imediato, como restaurantes e lanchonetes, poderão optar pelo delivery ou pronta-entrega.
Em caso de descumprimento das regras, denuncie pelo número 153.