Nos próximos dias, para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2/4), 0 Grupo Amais, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, promoverá lives na página oficial do grupo no Instagram e bate-papos em grupos de interesse do whatsapp. Neste ano, o tema da campanha nacional é “Respeito para todo o espectro”, e tem como objetivo sensibilizar e divulgar informação, usando a hashtag #RESPECTRO.
Neste ano, os encontros serão realizados, exclusivamente, nas redes sociais em função das medidas de isolamento social para evitar a contaminação e propagação da Covid-19.
Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, o mês de abril é muito importante para conscientização do que significa o autismo. “A sociedade brasileira cada vez mais vem se voltando e abraçando essa causa. A cidade de Contagem é protagonista nessa luta com a união do governo, conselhos e movimentos da sociedade civil organizada. Mais do que falarmos no dia 2 de abril, temos que conscientizar a sociedade nos outros 364 dias de que o autismo é simplesmente uma maneira de ser e estar no mundo”, enfatizou.
Quem tiver interessado em conversar e entender mais sobre o assunto pode seguir o Grupo Amais no Instagram @amaiscontagem, onde conseguirá acompanahr as lives ao vivo. O Amais também vai disponibilizar, em seu instagram, um link de acesso ao grupo “Semana do Autismo Amais”, no whatsApp. Neste grupo, profissionais parceiros que atendem na sede da instituição, como fonoaudiólogo, Terapeutas Ocupacionais, nutricionista especialista, psicólogas e uma profissional que cuida do bem-estar da família poderão tirar diversas dúvidas.
Segundo vice-presidente do Amais, Josy Silva, serão momentos em que os profissionais irão expor seu trabalho, dar dicas e informações por meio de textos e vídeos, e também estarão abertos a perguntas e dúvidas. Durante todo o mês de abril os interessados poderão participar.
"Diante dessa nova condição que estamos vivendo, por causa da pandemia do coronavírus, os tradicionais eventos da Semana de Conscientização do Autismo foram cancelados. “Contudo, é importante divulgarmos e conscientizarmos a todos sobre o autismo e, para isso, usaremos as redes sociais. Queremos levar informações às pessoas. No Instagram do Amais teremos lives com excelentes profissionais e no whatsapp vários bate-papos com os nossos profissionais parceiros. Não estaremos presentes fisicamente, mas continuaremos apoiando esta causa e contamos com a participação de todos”, disse a vice-presidente.
“Os eventos de conscientização do autismo sempre movimentam pais e familiares. Temos que nos adaptar e nos reinventarmos, não podemos deixar que algo nos impeça de informar, conscientizar e mostrar ao mundo que autistas são seres humanos como qualquer outra pessoa, com sentimentos e direitos”, disse Dayse Lima, uma das participantes do grupo Amais e mãe de Hugo, autista de 14 anos.
Outra participante do grupo que o acompanha pelo Instagram é Sara Assis, mãe do autista Isac. "Tem sido bom ver muitos profissionais da área fazendo lives, dispostos a ajudar por meio das redes sociais, pois assim a conscientização vai se propagando”.
Programação da próxima live do Instagram:
Especialistas: terapeuta ocupacional, Priscila Boy, e a nutricionista Eliane
Horário: 19h
Programação de bate-papo no Whatsapp:
Especialista: Fonoaudiólogo
Horário: 19h
Especialista: Maísa Musicoterapeuta
Horário: 18h
Especialistas: Leonor e Priscila Boy TO's
Horário: 18h
Eliane Nutricionista
Horário: 18h
Aline Marinho – Psicóloga - Autismo na vida adulta
Horário: 20h
Shirley Pena - Coaching de realização e propósitos
Horário: 18Hh
Érica e Denise - Pedagogas
Horário: 19h
Yara Psicóloga
Horário: 19h
O que é o Autismo?
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento que leva a severos comprometimentos de comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos que tipicamente se iniciam nos primeiros anos de vida.
Diagnóstico: Quando fazer?
O diagnóstico é clínico e deve ser o mais precoce, de preferência até três anos. Para isso, é necessário que profissionais de saúde e educação conheçam profundamente o desenvolvimento infantil neurotípico. Na investigação da possibilidade da criança apresentar o TEA é importante averiguar a história familiar de condições neuropsiquiátricas ou de transtornos de desenvolvimento. Neuropediatra e Psiquiatra infantil são os profissionais especializados para fazerem o diagnóstico.
Grupo Amais
Para se cadastrar no Grupo Amais ou marcar uma reunião é necessário entrar em contato com uma das integrantes. No momento, devido ao isolamento social decorrente ao Coronavirus, o grupo está com sua sede fechada.