Para apresentar o projeto de ampliação e construção da avenida Teleférico e de construção do Viaduto Teleférico à comunidade do Conjunto Água Branca, a Prefeitura de Contagem promoveu uma reunião, aberta à população, na terça-feira (26), no Salão da Igreja São Francisco de Assis, próximo ao Conjunto Água Branca. A ocasião foi também uma oportunidade para o esclarecimento de dúvidas relativas ao projeto, ao processo de supressão de árvores, à existência de sinalização para pedestres e às condições de acessibilidade e de locais permitidos para estacionamento. Também foram colhidas sugestões da população. Cerca de cem pessoas estiveram presentes.
O projeto prevê a revitalização de todo o parque linear da avenida Teleférico, obras de acessibilidade e de melhorias no pavimento da via, obras de drenagem no encontro das avenidas Cinco e Pio XII e a construção do Viaduto Teleférico, que irá viabilizar o Corredor Ressaca e transpor a BR 040 nesse ponto, melhorando a conexão entre as regionais Eldorado e Ressaca e permitindo uma maior circulação de ônibus e veículos no local.
O projeto também prevê a construção de faixas exclusivas de ônibus, novo calçamento com piso tátil (piso para deficientes visuais), ciclovia e pista de caminhada. Tudo isso irá conferir mais rapidez nos deslocamentos dentro de Contagem e mais acessibilidade, lazer e qualidade de vida para os moradores da região.
Essas intervenções integram as obras do Corredor Ressaca, que faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) e vai conectar as regionais Ressaca e Nacional às regiões Central e Sul do município. As ordens de serviço (OS) para a construção desse corredor foram assinadas em 14/10 pelo prefeito de Contagem, Alex de Freitas. O novo corredor terá nove quilômetros de extensão e englobará as avenidas Severino Ballesteros Rodrigues, João Gomes Cardoso, Teleférico, Babita Camargos e General David Sarnoff. Para a concretização da obra do Corredor Ressaca, serão feitos investimentos da ordem de R$ 37 milhões.
Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (Transcon), a previsão é de que as obras sejam concluídas em 300 dias. Ao todo, 121 bairros – mais de 230 mil pessoas – serão beneficiados com as obras do Corredor Ressaca, mas os impactos positivos das intervenções serão sentidos em toda a cidade.
[caption id="attachment_49177" align="aligncenter" width="392"] Foto: Cássio Matias[/caption] Sistema Integrado de Mobilidade (SIM)O Corredor Ressaca é um dos três que serão construídos para atender ao Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) de Contagem. Os outros são os corredores Norte/Sul (interligando a Cidade Industrial à Nova Contagem) e Leste/Oeste (interligando a Ressaca ao Petrolândia, até o limite com Betim). Ao todo, serão mais de R$ 1,2 bilhão em investimentos. O SIM foi planejado para atender três eixos principais: Restruturação do Sistema de Transporte Coletivo, Infraestrutura Urbana e Infraestrutura Viária.
Esclarecimento de dúvidas
A mesa da reunião foi composta pelo presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Gustavo Peixoto, representando o prefeito de Contagem, Alex de Freitas; pelo subsecretário da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), Almir Caixeta; pelo administrador da regional Eldorado, José Carlos Menezes; pelo vereador Bruno Barreiro; e pelo superintendente de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Tércio Sales Morais.
Antes da apresentação dos projetos relacionados mais especificamente à avenida Teleférico, Gustavo Peixoto contextualizou as intervenções a serem feitas em um conjunto maior de grandes obras, algumas delas já iniciadas, como o Viaduto Beatriz, os Terminais Ressaca e Petrolândia e o Corredor Ressaca. “Todas essas obras foram discutidas nas nove audiências públicas sobre o assunto realizadas pela gestão: oito em cada uma das regionais administrativas da cidade e uma geral”, afirmou o presidente da Transcon, que frisou que o projeto contempla a permissão de estacionamento em pontos específicos da via, a construção de passagens elevadas para a travessia da avenida Teleférico em direção ao parque Linear e a fresagem inicial da via, com posterior aplicação de uma camada de asfalto de cerca de 6 cm.
Tércio Sales Morais esclareceu que haverá a supressão de 118 árvores e o plantio de outras 352, como forma de compensação. “A supressão de árvores tem amparo legal, após a apresentação de projetos e de compensações. As decanas palmeiras do parque linear serão transplantadas e replantadas em local a ser definido junto à comunidade. Para cada árvore suprimida, dez outras serão plantadas, em locais a serem também definidos em conjunto com a população”, explicou o superintendente de Políticas Ambientais da Semad.
Em relação às obras de drenagem, José Calos Menezes salientou que uma equipe técnica já fez o diagnóstico das condições de escoamento pluviais da região a receber as intervenções. “Entramos em galerias e constatamos insuficiências hidráulicas e falta de capacidade de captação. A concepção do projeto já está concluída e os recursos para execução das obras já estão garantidos junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)”. Por fim, o administrador da regional Eldorado asseverou que as obras do viaduto aguardam apenas pela autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), uma vez que haverá uma intervenção na faixa de domínio da BR 040. “Já protocolamos o pedido de autorização para a construção do viaduto, que costuma tramitar dentro de 30 dias. Por isso, nossa expectativa é de já iniciarmos esta obra em janeiro próximo”, disse o administrador.
O vereador Bruno Barreiro, também morador da região, disse que tem recebido muitas ligações em seu gabinete de cidadãos com dúvidas em relação ao projeto, e que a reunião foi oportuna para tirar dúvidas e fazer esclarecimentos. “Pelo que vi, de fato teremos uma intervenção aguardada por nós há décadas. Em relação à afirmação de que as obras iriam acabar com as árvores da Teleférico, é preciso dizer que isso é uma inverdade. Mas peço atenção ao problema dos alagamentos na avenida Cinco com a Pio XII. E sobre o viaduto, se ele for viabilizado, a região será beneficiada, porque estará mais integrada a importantes polos”.
O que você precisa saber sobre as obras na avenida Teleférico:
- As árvores da av. Teleférico não serão todas derrubadas. Hoje, existem 1.318 árvores na avenida. Serão suprimidas 118 delas, e outras 352 serão plantadas;
- As áreas de lazer do parque Linear não serão afetadas. Pelo contrário: irão passar por diversas melhorias: bancos, mesa de jogos, academia e quadras serão reformadas e escadas, rampas e acessos serão adaptados para permitir a circulação de pessoas com deficiência IPCD);
- Antes do início das obras entre as avenidas Teleférico e Pio XII, será feita uma vistoria em todas as edificações da região, sendo que a empresa responsável se responsabilizará por anormalidades;
- Com a melhoria do pavimento, os danos à infraestrutura das construções serão minimizados.
Para saber mais sobre o programa SIM (clique aqui)
Para saber mais sobre as obras que envolvem a avenida Teleférico