O controlador geral do município de Contagem, Weber Dias Oliveira, recebeu, no último dia 21/11, em sessão solene realizada no plenário da Câmara dos Deputados, o prêmio Transparência e Fiscalização Pública/2019, na categoria Governamental. A decisão foi tomada em setembro deste ano pela Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle da Câmara Federal e contemplou também a categoria Sociedade Civil.
O reconhecimento que culminou com a entrega do prêmio se deve à atuação do controlador Weber Dias Oliveira na criação de políticas públicas de integridade no município, como o Selo Integridade de Contagem (SIC), o Programa de Integridade Pública e o Ranking de Eficiência de Interlocutores e Secretarias (REIS).
Weber ocupou a tribuna da Câmara Federal onde destacou sua satisfação pela honraria. “É com muita alegria que recebo este prêmio. Sou agradecido ao prefeito Alex de Freitas que, desde 2017, nos concede liberdade técnica e condições para desenvolver vários produtos no que diz respeito à transparência e ao controle das atividades governamentais” disse. Weber fez uma homenagem ao seu pai, Alencarlos Dias Oliveira que o acompanhou à solenidade, e também agradeceu ao deputado federal Luis Tibé pelo apoio e amizade de décadas. A sessão solene de entrega da premiação foi presidida pelo deputado federal Léo Motta, que é de Contagem.
“É uma honra receber este prêmio que reconhece os esforços de Contagem na busca por um país cada vez mais íntegro e transparente” ressaltou Weber, que falou também da sua satisfação de ser servidor público concursado da Prefeitura de Belo Horizonte e estar cedido para prestar serviços no controle interno da Prefeitura de Contagem.
Também foram agraciados com o prêmio na categoria Sociedade Civil durante a solenidade realizada no plenário Ulisses Guimarães da Câmara dos Deputados, o ex-senador João Capiberibe e a ONG Transparência Brasil, representada por Manoel Galdino.
A Transparência Brasil promove a defesa do interesse público e o combate à corrupção. Uma das ações da organização é o projeto Obra Transparente, que reúne 21 observatórios sociais e monitora obras de escolas e creches financiadas pelo governo federal em municípios. João Capiberibe é ex-prefeito de Macapá, ex-governador do Amapá e ex-senador da República. Ele foi escolhido por ser o autor da Lei Complementar 131/09, conhecida como a Lei da Transparência.
Discurso de agradecimento na íntegra (clique aqui)