Representantes do Circuito Turístico Veredas e servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico fizeram visitas técnicas em espaços da cidade com o intuito de organizar a oferta de atrativos e iniciar a promoção de Contagem como destino turístico.
No dia 23 de setembro foi realizada uma visita à Comunidade dos Arturos. O local oferece um retrato da identidade cultural e das tradições dos negros africanos trazidos para o Brasil no período escravagista, bem como da miscigenação com a cultura portuguesa. Entre as celebrações dos Arturos, destacam-se o Batuque, a festa da capina denominada "João do Mato", a folia de Reis, a Festa da Abolição da Escravatura e, principalmente, o Reinaldo de Nossa Senhora do Rosário, festa popularmente conhecida como Congado, prevista para ser realizada nos dias 4, 5 e 6 de outubro. Eles também formam o grupo artístico Arturos Filhos de Zambi que trabalha percussão, dança afro e teatro em torno da história dos negros. Considerado um dos mais originais do Brasil, constitui grande e importante patrimônio histórico e cultural de Contagem.
No dia 24 de setembro, o grupo visitou o Centro de Memória do Trabalhador de Indústria de Contagem. No local está preservada parte das ruínas da fábrica da Lafersa, desativada há mais de 15 anos, e ganhou infraestrutura nova, integrando o rústico com locações modernas. O espaço de cerca de 4,5 mil metros quadrados conta com auditório, espaço para cafeteria, biblioteca, salas multimeios, exposições e grande área de convívio. O projeto de restauração do centro é assinado pelo arquiteto e diretor de Promoção do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Fernando Pimenta. Ele procurou valorizar a arquitetura da indústria e sua importância para o bairro e para a cidade.
Essas ações integram o trabalho da Superintendência de Inovação e Atração de Investimentos, tendo em vista que Contagem faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.
Conheça o Mapa do Turismo Brasileiro (Clique aqui).