A partir de agora, as cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Contagem passam a contar com o Serviço de Cuidados com a Pele. O objetivo é reforçar as ações de prevenção e reduzir os riscos de lesões na pele durante o período de internação. Os protocolos já são executados no Complexo Hospitalar de Contagem (CHC). As lesões por pressão ou úlcera de decúbito são feridas que se desenvolvem em calcanhares, tornozelos, quadris e no cóccix das pessoas com limitação de movimentos que ficam muito tempo em uma mesma posição.
A enfermeira da equipe de Cuidados com a Pele no CHC, Virgínia Dantas, explica que as unidades de emergência de Contagem já realizavam alguns procedimentos para amenizar o surgimento das feridas durante a internação, mas agora as ações serão sistematizadas, com etapas e orientações mais precisas. “O Protocolo de Prevenção de Lesões por Pressão é uma medida de qualidade preconizada pelo Ministério da Saúde, com impacto positivo em toda assistência,” ressaltou.
Os protocolos e procedimentos foram repassados às referências técnicas da Enfermagem das UPAs. No treinamento, realizado no auditório da Maternidade Municipal, também foram apresentadas as ferramentas para o acompanhamento dos indicadores assistências neste quesito.
Para a gerente Assistencial das UPAs, Renata Mourão, é importante unificar os protocolos para que as ações de prevenção de lesão sejam realizadas em toda a rede de urgência do município. “Com a padronização, as UPA iniciarão as intervenções de cuidados com a pele até que o paciente seja transferido para o complexo hospitalar,” acrescentou.