Representantes da Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde se reuniram com representantes da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e da Zoonoses de Belo Horizonte na sexta-feira (7). Na ocasião, os representantes elencaram pontos importantes com relação às medidas que estão sendo tomadas para combater o surto de febre maculosa na Vila Boa Vista, regional Nacional.
O trabalho para combater o surto localizado está sendo feito em conjunto pelos municípios de Contagem e Belo Horizonte, contando com apoio da Secretária de Estado de Saúde. “Estamos fazendo esse trabalho todo em conjunto, buscando amenizar o problema de forma rápida e eficaz”, destacou o diretor de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, José Renato de Rezende Costa.
A área com cerca de oito hectares na Vila Boa Vista, apontada como foco do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa, está sendo totalmente arada e recebendo camadas de cal. Animais soltos nas ruas estão sendo recolhidos e a Guarda Civil usa um drone para mapear a região e localizar capivaras, hospedeiras do carrapato.