Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue, o Centro de Referência Assistência Social (Cras) Parque São João realizou, na terça-feira (21), reunião com a rede. Participaram representantes das secretarias de Educação, Saúde e Meio Ambiente, administração da regional Eldorado, associação de bairro e as referências técnicas do Cras Parque São João.
“Essa reunião ocorreu devido ao alto índice de casos de dengue na região. Como parte do nosso trabalho de prevenção e conscientização junto à comunidade, entendemos que somos todos responsáveis pelo combate ao mosquito. Ficamos felizes em ver a preocupação dos órgãos do poder público e da comunidade do Parque São João. A conscientização é um dever de todos nós”, destacou a coordenadora do Cras Parque São João, Jacqueline Cabral.
Para a coordenadora, essa articulação intersetorial tem por objetivo proporcionar melhorias nas condições de vida das famílias e o acesso dos usuários, em especial daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social. “Além de resguardar a população, o trabalho em rede também contribui para a integração das políticas sociais na sua elaboração, execução, monitoramento e avaliação, a fim de superar a fragmentação das ações específicas e de competência de cada área”, destaca.
Segundo o assessor educacional Rodrigo Ribeiro, desde o início de 2019, tem chegado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente várias demandas sobre os casos de dengue. "Nós, como educadores, agimos através do grupo de teatro 'Todos contra a dengue', uma ação lúdica nas escolas. Por meio do teatro, temos acesso muito grande às crianças e, através delas, chegamos a seus familiares. Hoje, o teatro se expandiu pela cidade toda, atendendo as escolas do município. A nossa parte é conscientizar e sensibilizar as pessoas. Não adianta a Prefeitura fazer, se não houver esse trabalho de conscientização com a comunidade. Esse é o papel da educação ambiental no combate à dengue”, reforça o educador.
Para o administrador da regional Eldorado, José Carlos Menezes, a importância dessas reuniões, por envolver vários atores, é dar condições de se entender como um todo as demandas da regional. “Não tem uma responsabilidade unilateral, sem a parceria da população e do poder público para a prevenção e combate à dengue”, destaca José Carlos Menezes.