O tom alegre com música, rifas, barracas de comidas típicas, doces e guloseimas contagiou a manhã do domingo (4/5), no 16º Feirão de São José Operário, no bairro Santa Cruz. Realizado ao lado da paróquia de mesmo nome, a festa atraiu familiares e amigos dos festeiros e voluntários que se acomodaram para curtir o evento, uma festa que homenageia São José Operário, sendo sempre realizada próximo ao 1º de maio, Dia do Trabalhador.
Cerca de 200 pessoas participaram dos festejos, desde empresas apoiadoras, voluntários e comissão organizadora. Segundo o padre Túlio César Caetano, à frente da paróquia há cinco anos, a comunidade trabalha durante o ano para que a festa ocorra. "Trata-se de um evento importante pois reaviva a fé, desde a sua preparação até este momento, estreita os vínculos de amizade e carinho de todos", disse o padre Túlio.
A prefeita Marília Campos prestigiou a quermesse. Falou que no passado levava cajuzinhos, depois passou a levar pudim como contribuição.
"Agora estou novamente aqui pela fé e amizade por esta comunidade. Por isso, cumprimento a todos que fazem esta festa acontecer . É um momento alegre, de vida em comunidade que fortalece os laços de amizade e familiares. Venho também para me fortalecer e estes laços são necessários para a gente governar", lembrou.
Voluntários de várias idades e festeiros
A administradora Regional Eldorado, Renata Lima, ressaltou que a quermesse é um momento para confraternizar, de fé e para descontrair. "O que me chamou muito a atenção foi o sentimento e a relação de unidade da comunidade, com as crianças e jovens atuando em uma festa muito bonita onde se ressalta os vínculos afetivos".
Eva Sanches A. Rezende estava com o marido Ronaldo e familiares aproveitando a festa que foi animada pela banda Rod Star. Mãe do vocalista da banda Washington Rezende, Eva disse que há 20 anos ajuda na realização do evento e já atuou cozinhando os alimentos. Outras voluntárias são as garotas Ana Tereza P. Alves e Gabriele Penido, de 9 anos, que ajudaram na barraca do tropeiro. Gosto da festa e de ajudar meus pais que são voluntários, opinou Ana ao lado da amiga.
E quem ajuda a dirigir uma das cozinhas da festa é Marta Maria Diogo Oliveira. Ela atua desde o primeiro feirão e costuma fazer também o bolo do Dia de São José, que é distribuído gratuitamente. "Fazemos tudo com carinho. Este bolo costuma ter 16 metros de tamanho. E também já fizemos uma festa ontem com até 140 kg de feijão para o tropeiro. Mas desta vez foram 44 kg de feijão", disse Marta que atua numa das cozinhas com senhoras.
Também participou da festa o vereador Arnaldo de Oliveira, um dos apoiadores. Ele agradeceu a "oportunidade” e disse que desenvolve projeto junto à paróquia de São José que oferece aulas de hidroginástica, jazz e yoga.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos