Materiais que ocasionam a proliferação de vetores de doenças, como pneus, móveis, recipientes e garrafas foram recolhidos na porta das casas dos moradores do bairro Perobas, na regional Sede, no sábado (4). Ao todo, foram recolhidas 5,41 toneladas de material, em quatro caminhões. A ação, denominada Faxinação, é um programa preventivo, que visa contribuir com o meio ambiente e com a saúde.
A supervisora-geral da Zoonoses (Distrito Sede), Imaculada da Conceição Aguiar, destaca que o engajamento dos moradores é fundamental para que a comunidade consiga eliminar focos de proliferação. “No início da semana, fizemos uma mobilização para conscientizar as pessoas sobre como poderiam contribuir com a ação. Entregamos informativos que contêm instruções para eliminar os focos do Aedes aegypti, fomos de casa em casa para orientar sobre a ação”, relata.
Para a moradora do bairro Ester Pereira, 67 anos, essa ação pode salvar vidas. “A limpeza é importante para a saúde e bem-estar dos moradores. A consciência sobre o descarte correto é fundamental em todos os locais, na rua e também no nosso quintal. Estou satisfeita com a ação que a Prefeitura promoveu no nosso bairro. Acredito que podemos evitar contaminações e até mesmo a morte com as orientações recebidas e também com o recolhimento dos materiais que não utilizamos mais”, enfatiza.
A Prefeitura de Contagem disponibiliza 27 ecopontos que recebem, gratuitamente, até 2 metros cúbicos de entulho, móveis, pneus, madeiras e podas de jardins, sendo proibido descartar esses materiais em vias públicas, lotes vagos e cursos d’água. A gerente de Mobilização Social, Thamires Diogo Ferreira, lembra que é fundamental que cada cidadão faça sua parte, descartando os resíduos da forma correta. “Os resíduos depositados em locais impróprios causam problemas como doenças, contaminação dos recursos hídricos e poluição. Por isso, sempre planejamos ações para conscientizar os moradores da cidade”, destaca.