A exposição “USK Inconfidentes – Itinerário Lírico de Guignard em Cidade de Outo Preto”, de André Perdigão, está aberta na Casa Amarela, no Centro Cultural de Contagem, desde sábado (4). A exposição é o resultado da pesquisa e do trabalho de observador do artista André Perdigão, arquiteto e urbanista nascido, criado e crescido em Ouro Preto (MG), que tem como base um roteiro de visitação que teria sido trilhado por Guignard em terras ouro-pretanas. A partir desse roteiro, André Perdigão produziu uma releitura desses lugares por meio de desenhos de todos os tamanhos. Alberto da Veiga Guignard (1896-1962) é um pintor e professor brasileiro que ficou famoso por retratar paisagens mineiras.
Todas as 20 obras expostas na Casa Amarela foram produzidas em Ouro Preto, nas sessões de desenho do Urban Sketchers (USK) Inconfidentes, grupo que é coordenado por André Perdigão e que realiza encontros gratuitos para desenhar em meio ao espaço urbano. A exposição é um passeio pelos belos telhados, portas, janelas e sobrados imponentes e igrejas ouro-pretanas.
O artista explica que o trabalho exposto vem sendo gestado desde 2017, nos encontros da USK. "Trata-se de desenhos do cotidiano, uma forma de contar minha própria história através dos desenhos que retratam a cidade. Quando desenhamos ali, no meio da rua, as pessoas param, olham e perguntam sobre o que estamos fazendo. É uma forma de mostrar e incentivar relações de afeto com a cidade, e o apelo do desenho na rua é muito maior do que no ateliê”, explica André Perdigão.
A artista plástica Maria Inêz Ribeiro esteve presente no lançamento da exposição, no sábado (4). Na opinião dela, o trabalho de André Perdigão é muito bem elaborado: “Achei maravilhoso. Esses desenhos, ricos em detalhes, requerem muita dedicação”, afirmou Maria Inêz, enquanto percorria as obras. A exposição integra o projeto Tudo a Ver, uma parceria entre a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e o Big Shopping, que traz exposições de artes plásticas para Contagem.
Serviço
A exposição "USK Inconfidentes" ficará em exposição até o dia 31 de maio, sempre com visitação aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Cultural de Contagem, localizado na rua Dr. Cassiano, nº 130, centro.