Contagem dá mais uma passo para se consolidar como referência no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Na sexta-feira (22), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu a capacitação sobre Cuidados Paliativos do SAD. A ação teve por objetivo capacitar a nova Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD). A capacitação foi realizada pela Referência Nacional em Cuidados Paliativos, o enfermeiro e professor Alexandre Ernesto Silva.
O município passa a contar com sete equipes EMAD, que é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, assistente social e técnicos de enfermagem. Além disso, Contagem conta com três Equipes de Apoio (EMAP). A EMAP é formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, nutricionista e cirurgião-dentista.
O superintendente de Urgência e Emergência, Flávio Luiz dos Santos, destacou que Contagem sai na frente nas ações da saúde. “É uma data muito importante para Contagem, pois a nova equipe ampliará o acesso ao serviço. Isso está dentro do contexto de capacitação dos profissionais, que é uma política pública muito valorizada pelo atual governo”. Flávio dos Santos ainda destacou a importância da nova equipe de atenção domiciliar: “Essa nova equipe é reflexo das prioridades do prefeito Alex de Freitas, que, desde o início, tem a saúde como prioridade do governo.”
O SAD é uma ação do Ministério da Saúde que visa a desospitalização de pacientes que apresentam condições de seguir com tratamento no próprio domicílio. O cuidado domiciliar apresenta-se como alternativa em que o destaque para a melhor assistência ao paciente é o tratamento em seu “habitat natural”. O SAD tem capacidade para atender até 40 crianças na pediatria, 40 pessoas na ortopedia, 20 em cuidados paliativos e 240 na clínica médica, totalizando 340 pacientes que podem ser atendidos no âmbito do programa.