A Superintendência de Apoio ao Empreendedor e Pequenos Negócios da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico fechou, nessa terça-feira (4), a série de palestras de 2018 do programa “Empreender, Capacitar para Crescer”, com um stand up motivacional sobre “Atendimento como diferencial competitivo”.
Sob o mote “Estou só dando uma olhadinha”, os palestrantes Cíntia Félix e Jô Gouvêa, ambos formados em psicologia, discorreram de forma descontraída sobre como motivar sua equipe para impulsionar as vendas de fim de ano.
A palestra apresenta o cliente como foco e o atendimento como diferencial competitivo. “As pessoas ficam muito preocupadas em vender e na verdade o atendimento é o que vende, não necessariamente o contato visual, mas a acessibilidade à empresa tanto no quesito físico como virtual. O retorno em tempo hábil também é essencial. É a partir daí que a pessoa que ia só ‘dar uma olhadinha’ se torna um cliente”, explicou Cíntia, que é mineira de Contagem e atua na área de desenvolvimento pessoal há mais de dez anos.
Sobre pessoas e metas
A especialista é filha de pais empreendedores que não tiveram sucesso, segundo ela mesma contou durante a palestra. E foi isso que a motivou a favorecer o desenvolvimento das pessoas para que elas percebam que podem mais. Não só no lugar onde estão, mas no local em que almejam. “Meu objetivo pessoal é favorecer o desenvolvimento de 100 mil pessoas até 2028. O segredo está na pessoa descobrir que ela pode dar um passo de cada vez. Porque não existe negócio bem-sucedido sem pessoas bem preparadas”, defendeu.
E a meta de Cíntia parece ficar ainda mais próxima quando sua atuação se junta à de Jô Gouvêa, psicólogo mineiro, que ministra palestras e treinamentos há 25 anos sobre o tema. “Quem nunca chegou numa loja e quando foi abordado pelo vendedor respondeu ‘Estou só dando uma olhadinha’? O vendedor precisa saber que este é um momento mágico, é a hora do show. Por mais que ele tenha repetido informações sobre um mesmo produto o dia todo, para o cliente é a primeira vez. Então, é preciso refletir sobre a autoconfiança e ir pra cima com sabedoria. As pessoas andam muito desmotivadas, mas isso é porque estamos vivendo um momento de ‘estar’ e não de ‘ser’. Com isso em mente, você consegue em um atendimento resgatar a motivação que está guardada dentro de cada um”, orienta Jô.
Sucesso de público
Como de costume entre as palestras do programa Empreender, essa também foi sucesso de público e atraiu dezenas de pequenos empreendedores, empresários e profissionais liberais que trabalham com essa temática de atendimento. De acordo com Cíntia, quando se trata de “atendimento”, existem vários níveis de cliente que, basicamente, se dividem em dois grupos: interno e externo. “Se eu não tenho um relacionamento interpessoal saudável com meu cliente interno, eu não vou dar conta de atender meu cliente externo. Então, independente se venda, atendimento ou prestação de serviço, estamos o tempo todo atendendo pessoas. E pessoas que precisam ser reconhecidas. Seja através da venda ou do atendimento é preciso reconhecer as necessidades do outro”, afirma.
Paola Rodrigues de Lana, vendedora da empresa Cardan Minas, presente ao evento, disse entender bem a importância desse preparo. “Eu sou participante assídua das palestras do programa Empreender. Fui em 14 de 18. Porque é muito interessante. É um verdadeiro apoio às empresas e aos profissionais que querem se desenvolver. Da nossa empresa, aqui, hoje, tem 15 pessoas, mas os colaboradores sempre vêm porque têm palestras que se direcionam a setores específicos e, então, vem o setor inteiro. E, neste último ano, podemos afirmar que fez muita diferença. Os encontros geram contato, geram parcerias, é realmente incrível.
Balanço
A Superintendência de Apoio ao Empreendedor e Pequenos Negócios é responsável pelo Programa Empreender, pela Sala Mineira do Empreendedor e pelo programa Selos de Boas Práticas, que está prestes a ser implementado em 2019 e já promete ser um sucesso. A Superintendência fecha o ano com um saldo muito positivo de 57 palestras e oficinas para mais de 1 mil pessoas, no total dos programas; sem contar os atendimentos diários. Segundo a superintendente responsável, Cristina Romero, “para o ano que vem tem muito mais!”.
O Programa Empreender para Crescer foi criado com o objetivo de fomentar a implementação de sistemas de gestão nas empresas a um custo abaixo do mercado. Para viabilizar isso, a Prefeitura oferece aos empreendedores consultorias acerca de diversas normas, auditorias e treinamentos com profissionais credenciados e experientes.