Um mutirão de limpeza ocorreu nesta sexta-feira (21), na orla da Lagoa Vargem das Flores, em trecho próximo ao Bairro Tupã. A ação de limpeza e conscientização fez parte das comemorações da Semana Florestal e do Dia Nacional da Árvore.
Os maiores volumes retirados da orla constituem de objetos de plástico (pet, copo, pratos e sacolas) além de vidros, papel, tecidos, espuma e até restos de materiais de construção. O material foi selecionado e levado para o aterro sanitário.
Segundo o diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Eric Machado, parte do lixo é levado pela chuva e boa parte são lançamentos diretos pelos frequentadores, embora, atualmente, seja proibida a visitação por turistas à Vargem das Flores.
O biólogo Eric Machado coordenou o mutirão e disse que a região de Vargem das Flores é rica em recursos hídricos com centenas de nascentes localizadas em sua bacia. Boa parte delas foram cadastradas no projeto Contagem das Nascentes.
Gilmar Batista Pereira é líder comunitário do bairro Tupã e, ao participar do mutirão, disse que há dois anos, foi restringido o uso indiscriminado da lagoa, diminuindo a ida de banhistas em período de carnaval, feriado prolongado e alto verão. “Esta proibição reduziu a poluição da orla e os acidentes que ocorriam dentro da lagoa” afirmou ele, que mora no Tupã há 16 anos.
Conscientização Independente de datas e semanas comemorativas de defesa do meio ambiente, ações de conscientização estão ocorrendo por iniciativas de lideranças como Gilmar Pereira que, após participar de oficina de difusão de conhecimento ambiental local, passou a ministrar palestras para estudantes da Escola M. Hilda Nunes dos Santos.
O administrador regional de Vargem das Flores, Sebastião Pedro, mais conhecido como “Tiãozinho da Sorveteria”, disse que a sua equipe está finalizando projeto que consistirá na promoção de palestras voltada às escolas e na implantação da coleta seletiva em escolas e residências. Segundo ele, há na região 22 bairros, sem contar com a área rural.
A lagoa é um patrimônio de reserva ambiental que abastece de água potável a região metropolitana, juntamente com as águas dos sistemas de Rio Manso e do Rio das Velhas, todos da Bacia do Rio Paraopeba. Dentre as comemorações, também haverá o plantio de árvores em frente ao Aterro Sanitário de Contagem, em parceria com o Rotary Club.
Segundo a analista de Programas Comunitários da Copasa, Lorraine Falqueto, a Copasa desenvolve o Programa Pró Mananciais que atua na preservação das nascentes e das áreas de recarga em parceria como o programa Contagem das Nascentes da Prefeitura. “Temos também o Colmeia, um programa que envolve a comunidade local e órgãos públicos, sendo um instrumento de tomada de decisões em prol do meio ambiente local. Este programa promove cercamentos, plantio e oficinas diversas voltadas para multiplicadores de conhecimento e de conscientização”, informou Lorraine.
A promoção das ações de limpeza e conscientização é da Prefeitura, por meio da Semad, em parceria com órgãos afins do Grupo de Mobilização Social e Ambiental da Área de Preservação Ambiental (APA) Estadual Vargem das Flores constituído da Administração Regional Vargem das Flores; Copasa; Instituto Estadual de Florestas (IEF); Equipe municipal de Mobilização da Limpeza Urbana; Guarda Civil M. Florestal, todos presentes ao mutirão.