O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é um serviço de saúde da rede SUS que promove o acesso ao aconselhamento e ao diagnóstico do HIV, das hepatites B e C e da sífilis, doenças conhecidas como Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Além do aconselhamento, da testagem e do diagnóstico, o CTA disponibiliza informações e preservativos femininos e masculinos, e encaminha os usuários com resultados reagentes para o tratamento.
O Programa de orientação e apoio sorológico de HIV em Contagem começou há 19 anos, em 1999. De lá para cá, 2.668 pessoas retiraram medicamentos para fortalecer o sistema imunológico frente à infecção, que ainda não tem cura, mas tem tratamento e controle. Atualmente há 1.454 usuários cadastrados no Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Contagem que fazem uso regular dos medicamentos antirretrovirais. O programa IST/AIDS de Contagem dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por quatro médicos infectologistas (sendo três infectologistas-adulto e um infectologista-infantil), psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e farmacêutico.
Em 2017, de acordo com o setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram notificados em Contagem 144 casos de HIV+ e 59 casos de AIDS. Até o dia 31 de junho de 2018, já são 53 casos de HIV+ e 20 casos de AIDS. Todos os casos são confirmados em indivíduos acima de 13 anos de idade.
“As pessoas precisam se conscientizar quanto à necessidade do uso do preservativo nas relações sexuais, que é a principal via de contágio do HIV. Só na semana passada, fizemos o atendimento pelo SAE de nove primeiras consultas, ou seja, existem mais nove pacientes diagnosticados com o HIV”, afirma o coordenador do programa IST/Aids, Paulo Henrique Teixeira Belmiro.
Para não ter dúvida, faça o teste e se previna!
As testagens podem ser feitas de segunda a quinta-feira, com distribuição de 30 senhas ao dia, sendo 15 senhas distribuídas às 7h30 e mais 15 às 13h. Caso seja confirmado o diagnóstico do HIV, é oferecida, gratuitamente, toda a medicação necessária e o acompanhamento da equipe multidisciplinar. As sextas-feiras são reservadas para o trabalho de orientação e aconselhamento de profissionais do CTA, feito em escolas e empresas. O CTA também promove qualificações de profissionais da Atenção Básica da rede SUS/Contagem.
Profilaxia Pós-Exposição (PEP)
A recomendação de uso do preservativo em todas as relações sexuais é unânime. No caso de uma relação sem proteção, ou se acontecer de o preservativo estourar, e em situações de violência sexual e acidente ocupacional, a pessoa deve procurar, o mais rápido possível, pelo atendimento médico de urgência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) JK. Lá serão feitos os exames e administrados os medicamentos antirretrovirais relativos ao protocolo da Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP).
Diferença entre HIV e AIDS
“É importante assinalar que AIDS e HIV não são a mesma coisa. As siglas designam coisas diferentes. AIDS é a sigla em inglês para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), ocasionada pelos desdobramentos do contágio com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Ainda não existe uma cura para a AIDS, mas o vírus pode ser controlado com medicamentos.
Todos os que têm AIDS estão infectados com o HIV, mas nem todos os infectados pelo HIV irão desenvolver a AIDS”, explica o coordenador Paulo Henrique Teixeira Belmiro.
O Programa IST/AIDS e Hepatites Virais está localizado à avenida João César de Oliveira, nº 2.889, no bairro Eldorado. Para a testagem, é solicitado um documento com foto.