Cerca de 40 estudantes da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade de Nova Contagem, visitaram o Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). O foco foi acompanhar o processo evolutivo de alguns animais invertebrados e vertebrados. O trabalho interdisciplinar é uma forma de se aprender História, Geografia, Arte, Biologia e Sociologia.
A visita contribuiu para que os estudantes desenvolvessem teorias sobre o passado, conhecimento crítico sobre o presente e a ideia de como seria o futuro do planeta e da humanidade. Eles também tiveram o contato com várias espécies da fauna e flora e aprenderam sobre a importância da conservação ambiental para a sustentabilidade do planeta.
Para a diretor da Funec Nova Contagem, Alexandre Gomes, a educação de qualidade deve refletir para além dos indicadores institucionais. "A educação deve ser capaz de ampliar a consciência crítica, a cidadania e promover a igualdade de direitos. O conhecimento deve ser uma ferramenta de promoção da vida, da justiça e do bem comum. E é nesta perspectiva que trabalhamos em Nova Contagem."
O diretor também explica a importância das atividades interdisciplinares para os estudantes. "Para nós da Unidade Nova Contagem, a educação deve ser entendida como uma construção contínua do futuro. Neste sentido, ampliar os campos de possibilidades dos nossos estudantes é uma ação efetiva na construção do futuro”, destaca Alexandre.
Repórter Nayara Macedo sob supervisão do Júlio César Santos