Na última sexta-feira (17), ocorreu uma ação de limpeza no Parque Gentil Diniz coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A operação envolveu uma grande equipe que teve como participantes o Grupo de Mobilização e Educação Ambiental da APA Vargem das Flores, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a fiscalização de Meio Ambiente, a Educação Ambiental, e a mobilização da Limpeza Urbana.
As equipes fizeram um trabalho de limpeza do entorno do Córrego das Acácias, com remoção manual do lixo no leito do córrego, que vem carreado pelas águas das chuvas. Houve também um serviço de poda e roçamento das laterais com o intuito de desabafar as áreas plantadas e preparar o espaço para plantio. Uma equipe da Copasa também esteve no local para recolher amostras da água, que foram levadas ao laboratório para verificar a sua qualidade e nível de poluentes.
O superintendente de Controle Ambiental da Semad, Eric Machado, explica que haverá plantio de árvores no local. “Vamos aproveitar que o período chuvoso deve ser antecipado para plantar cerca de 50 mudas de árvores no entorno do córrego. Isso deve acontecer em setembro, durante a semana florestal, quando um dos eventos é o plantio de árvores”, conta.
Nessa atividade, não houve participação popular, até mesmo por causa dos riscos inerentes à atividade de coleta manual de lixo. Mas para o plantio, as lideranças e a comunidade serão convidadas a participar.
O Córrego das Acácias passa dentro do Parque Gentil Diniz e é um dos principais afluentes do Ribeirão Betim que, por sua vez, deságua na Vargem das Flores.