A Prefeitura de Contagem segue avançando no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência de gênero e à ampliação do acesso ao esporte. Na noite de segunda-feira (8/9), tiveram início as novas turmas do projeto de defesa pessoal para mulheres, iniciativa gratuita oferecida pela administração municipal. Destinado a mulheres a partir dos 10 anos de idade, o projeto reúne fundamentos do jiu-jitsu, muay thai, boxe e técnicas de artes marciais mistas (MMA), adaptados ao contexto da autodefesa.
Com sede na Escola Municipal Eli Horta Costa, no Centro, a proposta do projeto vai além do ensino das técnicas de autodefesa, buscando preparar as participantes para reagirem, de maneira consciente e segura, a situações adversas do cotidiano, ao mesmo tempo em que promove o fortalecimento físico, o equilíbrio emocional e a construção de laços sociais que contribuem para a autoestima e a qualidade de vida.
A prefeita Marília Campos destacou a importância do projeto como ferramenta de empoderamento.
“As mulheres precisam preparar o coração, a alma e o corpo
para não se submeterem às violências que, infelizmente,
enfrentamos diariamente. Essas violências podem se manifestar
de diferentes formas e, muitas vezes, culminam em agressões físicas.
Por isso, é essencial estarmos preparadas para esse enfrentamento.
O nosso olhar é uma forma de defesa pessoal. A nossa voz
é uma forma de defesa pessoal. E o nosso corpo, igualmente,
é uma forma de defesa pessoal. Quero parabenizá-las.
Estão aqui, hoje, refletindo e aprendendo a usar essas ferramentas
de resistência para não aceitar nenhum tipo de subjugação”.
Marília Campos, prefeita de Contagem
O secretário de Esportes e Lazer, Alex Chiodi, reforçou que a iniciativa surge como resposta a uma demanda recorrente da sociedade e tem como foco o fortalecimento da autoestima e da segurança das mulheres.
“Infelizmente, a violência contra as mulheres ainda é uma realidade frequente.
Por isso, este curso tem como finalidade garantir que as mulheres deixem
de ser vistas como vulneráveis diante de situações absurdas que
enfrentamos no dia a dia. A proposta é que cada uma se sinta mais preparada,
mais confiante e com a autoestima fortalecida. Esse é apenas um dos muitos
investimentos que temos realizado no esporte e no lazer, sempre com foco na inclusão,
na cidadania e no bem-estar da população”.
Alex Chiodi, secretário de Esportes e Lazer
Ele ressaltou, ainda, que, em breve, a iniciativa será ampliada para todas as oito regiões de Contagem, por meio de um curso intensivo que oferecerá às participantes noções básicas de defesa pessoal, baseadas nos fundamentos das artes marciais. O objetivo é garantir que um número cada vez maior de mulheres tenha acesso a esse conhecimento, fortalecendo a segurança, a confiança e a capacidade de enfrentamento das situações do dia a dia.
Destinado a mulheres a partir dos 10 anos de idade, o projeto reúne fundamentos do jiu-jitsu, muay thai, boxe e técnicas de artes marciais mistas (MMA), adaptados ao contexto da autodefesa
Fotos: Fábio Silva/PMC
A aula inaugural das novas turmas contou com a participação de aproximadamente 130 mulheres. Entre elas, estava Geisa Santos, 49, que destacou os benefícios que o projeto traz para o corpo e para a mente. “Eu considero esse projeto muito importante, porque é uma oportunidade de sair de casa, ter contato com outras pessoas e praticar um esporte. No meu caso, ajuda a combater o sedentarismo e traz benefícios não só para o corpo, mas também para a mente. Aqui a gente aprende coisas novas, faz amizades e amplia a convivência social, o que faz toda a diferença no dia a dia. Apesar do pouco tempo, é um espaço que me trouxe benefícios e que considero essencial”, afirmou.
Já Arlene da Conceição, 50, auxiliar de serviços gerais e aluna da nova turma, participou pela primeira vez de uma aula de defesa pessoal e relatou a relevância da proposta. “Eu achei o projeto muito bom e extremamente útil para nós, mulheres. Muitas vezes saímos de casa muito cedo, ainda de madrugada. É justamente nesses momentos que nos sentimos mais vulneráveis. Ter a oportunidade de aprender técnicas de defesa em um espaço gratuito oferecido pela Prefeitura é algo de grande importância. Esse conhecimento nos dá mais segurança e também fortalece nossa autoestima”, ressaltou.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos