Durante o mês de julho, a Prefeitura de Contagem, sob coordenação da Transcon, promoverá uma série de ações educativas voltadas à segurança de motociclistas, com foco na instalação gratuita de antenas corta-pipa.
A campanha faz parte da “Semana Nacional de Prevenção de Sinistros com Motociclistas” e busca prevenir acidentes causados por linhas de pipa com cerol ou linha chilena, que acabam acontecendo em maior número durante o período de férias escolares.
A campanha, intitulada “Motociclista Antenado Evita Acidente”, terá blitzes educativas, que acontecerão em pontos estratégicos da cidade. Equipes da Educação para o Trânsito da Transcon orientarão os condutores sobre direção defensiva e farão a instalação das antenas, um equipamento simples, mas essencial para evitar cortes graves no pescoço, muitas vezes fatais.
2 de julho – 15h às 16h: av. Francisco Firmo de Matos, 212 – Bairro Riacho
4 de julho – 15h às 16h: av. Geraldo Rocha – Bairro Ressaca
9 de julho – 15h às 16h: LMG-808 – Região da Sede
As ações contarão com a participação de agentes de trânsito, operadores, equipe de educação, apoio logístico e materiais educativos. Serão distribuídas antenas corta-pipa e reforçadas as orientações sobre o uso correto de capacete, luvas e vestuário adequado, fundamentais para uma condução segura.
Julho acaba sendo um período de maior circulação de pipas por causa das férias escolares, assim como agosto, quando ocorre maior incidência de ventos. Neste cenário, motociclistas e ciclistas se tornam especialmente vulneráveis, o que leva a instalação das antenas como uma medida preventiva indispensável.
“Nosso objetivo é ir além da conscientização. A instalação das antenas salva vidas e mostra que cuidar da segurança no trânsito também é um ato de cidadania”, destacou a diretora de Operações e Educação para o Trânsito da Transcon, Mariele Santos.
A Transcon também reforça que o uso de cerol e linha chilena é crime e campanhas de conscientização continuarão nas ruas e nas redes sociais, buscando, sempre, a mobilização da população para um trânsito mais seguro.