Um fim de tarde e início de noite regados com muita alegria, diversão e samba no pé. Assim foi o Carnaval de quem prestigiou a apresentação do Bloco Namastreta, na sexta-feira (21/2), no Espaço Popular do Eldorado. O evento reuniu cerca de 300 pessoas, em sua maioria idosos, que aproveitaram o momento de descontração com música e dança sob a regência do arte-educador Gleison dos Santos e o show da cantora Jovem Isa.
Com o tema “Sankofa: olhando o passado para construir o futuro”, o Namastreta trouxe uma belíssima apresentação sobre ancestralidade, negritude e resgate da história individual e coletiva, provando que o Carnaval é para todas as idades.
Criado em 2023, com integrantes de 60 a 85 anos, o grupo conta aproximadamente com cem músicos. Além de fortalecer laços de convivência e trazer bem-estar para a pessoa idosa, a iniciativa estimula habilidades musicais, físicas e artísticas, posto que os integrantes também confeccionam seus instrumentos de percussão e adereços em oficinas de tambor.
A prefeita Marília Campos marcou presença e destacou a importância da inclusão de todas as idades, especialmente idosos, na folia. “Em Contagem ninguém fica sem participar do Carnaval. Tem folia para todos, idosos, crianças, jovens e adultos. Isso significa que estamos garantindo o direito à cidade, trazendo alegria, inclusão, dança e cultura para a população. Celebramos essa festa, que é tradição para o nosso município, para que não só façamos deste um momento de felicidade e convívio, mas que possamos contribuir para consolidar a cultura do Carnaval”, explicou a prefeita.
Folia não tem idade
Segundo o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, a apresentação do bloco é de extrema importância, pois segue o princípio da prefeita de construir uma cidade inclusiva e com diversidade. “Muitas vezes fica no imaginário das pessoas que o Carnaval é uma festa só para a juventude. Porém, devemos compreender que a folia cabe a todos, inclusive a melhor idade, mostrando que através da cultura eles podem se divertir e se colocar na sociedade como pessoas capazes de participar dela, como qualquer um de nós. Vale ressaltar que esse é um trabalho intersetorial e em conjunto da Prefeitura para mostrar que a maturidade pode ser a melhor época da vida de cada um”.
Integrantes do Namastreta mostraram não ter idade para participar da folia com muita alegria, ritmo e siversão - Fotos: Luci Sallum/PMC
Para Elizabeth Gibim, participar do Namastreta representa uma nova vida. Ela contou que a ideia do bloco surgiu dentro da aula de yoga do Programa “Contagem da Maturidade”. Os professores apoiaram o projeto para acontecer e uma das participantes escolheu o nome. “Para muitas de nós, não dizendo todas, foi o nosso primeiro Carnaval na vida. Me emociono ao dizer, pois na nossa época não se podia pular Carnaval. Tínhamos apenas que aprender a bordar, costurar, casar, ter filhos e cuidar muito bem da casa. Posso dizer que o projeto é muito importante para todos nós. Todo o carinho e cuidado que recebemos aqui faz total diferença nas nossas vidas”, explicou Elizabeth.
Já a mestre-sala do bloco, Sandra Pereira, conta que o bloco teve um impacto positivo em sua vida, ajudando-a a sair de uma depressão. “O projeto é muito importante para mim, traz muita paz e alegria para a minha vida. Sem contar que contribuiu para elevar minha autoestima e me tirar de uma depressão. É incrível poder viver essa experiência, já é meu segundo ano participando. Amo curtir o Carnaval e gostaria que acontecesse o ano inteiro. Fiz muitos amigos, essas amizades que valorizo e levo para a vida”.
A iniciativa integra o Programa “Contagem na Maturidade”, idealizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e coordenado pela Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa.
Também estiveram presentes na folia a subsecretária Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos; o secretário de Cultura, Ramon Santos, e o subsecretário Gilvan Rodrigues; a vereadora e vice-líder de governo na Câmara Municipal, Adriana Souza; os vereadores Arnaldo de Oliveira e Didi; e a administradora da Regional Eldorado, Renata Lima.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.