A Prefeitura de Contagem, por meio da Controladoria Geral, entregou nessa quarta-feira (12/12), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Subseção/Contagem) o Selo e o Certificado de Integridade a 37 empresas do município e de outras cidades. Foram, ainda, premiadas duas empresas que receberam o Selo e venceram o Concurso Boas Práticas de Integridade: o Cartório de Protestos de Contagem e a Unimed/ Contagem.
A lista das empresas certificadas em 2024 pode ser acessada no enderço: https://portal.contagem.mg.gov.br/portal/diario-oficial/ver/6110
O evento foi aberto pelo vice-prefeito Ricardo Faria, que saudou e parabenizou os representantes das empresas, de portes e de segmentos variados. Para ele, a Controladoria tem feito um trabalho proativo, reconhecido no contexto da gestão municipal, dentro e fora do país. Clique aqui e confira as fotos do evento!
Ao falar da cultura de integridade presente na gestão da Prefeitura, Ricardo Faria disse que Contagem foi o centro das atenções em evento internacional recente em Brasília, o América Aberta - Conexão sem Fronteiras, por se destacar com um governo transparente, ético, aberto e de participação popular e da sociedade, recebendo o Selo Ouro e Prata de reconhecimento em ações de inclusão, do não assédio e na política de gênero.
“Precisamos manter o compromisso de uma gestão comprometida com o erário público, ética e integridade”, disse, agradecendo a parceria da OAB Contagem no Concurso de Boas Práticas de Integridade, na pessoa do seu presidente Rogério Lisboa.
Já a controladora-geral, Nicole Bleme, reforçou que “Contagem se destacou no evento em Brasília não só pela presença de representantes da Prefeitura, entre elas, a prefeita Marília Campos, sobre governo aberto, mas por Contagem ser reconhecida dentro e fora do país como cidade desenvolvimentista e atraente em negócios, graças, inclusive, à empresas como as que alí estavam recebendo o Selo Integridade”.
Alcance
As 163 empresas certificadas no Selo de Integridade desde a primeira edição somam um total de 50.660 funcionários, o que demonstra o alcance e força do projeto, que foi premiado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo.
O programa também possui grande representatividade fora de Contagem, considerando que foram certificadas empresas de Belo Horizonte, Sabará, Nova Lima, Esmeraldas, Igarapé e Betim e, ainda, de outros Estados do Brasil, como São Paulo e Goiás, além do Distrito Federal.
Prêmio Boas Práticas de Integridade
A tabeliã do Cartório de Protestos de Contagem, Nancy Raquel Malta, recebeu as placas do Selo e do Prêmio Boas Práticas de Integridade e disse que “ambos significam muito para a equipe cartorial". O cartório tem 41 funcionários e ganhou o selo pelo segundo ano consecutivo. Além do serviço bem prestado à população, ainda desenvolve, com cinco equipes efetivas, ações no campo socioambiental e no social, com a destinação de 3% da renda mensal do cartório para duas entidades filantrópicas do município. Já no campo jurídico, desenvolve canal de denúncia exclusivo com sigilo para clientes e colaboradores, além de adotar ações inovadoras de tecnologia e de técnicas jurídicas.
Ao proferir palestra aos presentes, o professor universitário Agnaldo Rolim, que é consultor empresarial e membro da Comissão de Gestão e Compliance da OAB/Contagem, discorreu sobre cultura da Integridade empresarial, ressaltando que esta só se aplica com sustentabilidade. “Integridade se baseia em três pilares: econômico, social e ambiental. O diferencial entre um CPF e um CNPJ é que o primeiro tem validade e o segundo é infinito, mas precisa de sustentabilidade para permanecer existindo”, ressaltou ele.
Ao fechar o evento da entrega do Selo e Prêmio de Boas Práticas de Integridade, o presidente da OAB, Rogério Lisboa, disse que a meta da OAB é agregar, cada vez mais, às empresas do município. Ressaltou que as empresas de Contagem não precisam contratar profissionais fora do município, porque este campo na cidade é fértil. “A OAB está tendo ações não só junto ao setor privado, mas nas comunidades e serviço público. “Além disso, estamos presentes em todos os conselhos populares da cidade”, afirmou ele, que recebeu, também, a placa e certificado do Selo Integridade, juntamente com o vice-prefeito Ricardo Faria, a controladora geral de Contagem, Nicole Bleme e a presidente da Comissão de Compliance e Governança Cooperativa da OAB, Maraísa Santini.