Em Contagem a participação popular está por todos os lados, seja para trazer melhorias para a cidade ou para ajudar a amparar a população em momentos difíceis como ocorreu em chuvas torrenciais que atingiram a cidade recentemente ou em momento como o da pandemia. Ao todo, Contagem conta com 34 Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), coordenados pela Defesa Civil. Esses núcleos são formados por moradoras e moradores de áreas consideradas de risco com alta vulnerabilidade. Os participantes doam o seu tempo para um trabalho voluntário e solidário, ajudando a Prefeitura de Contagem e suas secretarias em ações preventivas e/ou então orientando e prestando socorro de forma imediata nas situações calamitosas à população atingida. Nos últimos quatro anos de gestão, a atuação da Defesa Civil, em parceria com os Nupdecs, foi tão positiva que Contagem não registrou nenhum óbito em razão dos fenômenos climáticos extremos.
“Os Nupdecs representam muito. Eles funcionam, na verdade, como os alfabetizadores do risco e, ao mesmo tempo, os grupos de mobilização de noções de pré-salvamento. É com os Nupdecs que a gente consegue dar os avisos e os alertas. Então, qualquer projeto que a gente queira trabalhar com Defesa Civil precisa que a sociedade se conscientize da questão do risco e como ela se protege dos desastres. Neste viés, a Defesa Civil trabalha com prevenção, proteção, resposta e reconfiguração de cenário”, comentou a secretária municipal de Defesa Civil, Ângela Gomes.
Neste trabalho de prevenção e ação imediata em caso de catástrofes, a população envolvida tem papel de destaque. “A comunidade que participa dos Nupdecs dá um efeito multiplicador ensinando a prevenir e a se proteger dos desastres. A nossa expectativa é de que esse trabalho se mantenha e seja cada vez mais aprimorado e consolidado na cidade”, completou Ângela Gomes.
Nupdecs: núcleos que trazem tranquilidade
Moradora do Morro dos Cabritos, na Ressaca, a dona de casa, Elaine Cassia da Silva Vales Pereira, 53 anos, só tem elogios a fazer ao Nupdec do qual faz parte desde sua criação. Ela afirma que o trabalho desenvolvido pelo Nupdec traz tranquilidade em momentos de fortes chuvas. “Nos ajuda demais. Sempre que tem algum problema a gente entra em contato e eles na hora vêm, nos auxiliam, procurando saber o que está acontecendo. Graças a Deus, o Nupdec tem sido um aliado muito grande”.
Além de ajudar a resolver os momentos de crise, o Nupdec também promove aprendizado das comunidades, moradores das áreas vulneráveis . “Sempre quando começa o período chuvoso aqui, eles vêm, marcam a reunião aqui na nossa porta, conversam, explicam as coisas, ensinam para gente. Nos orientam a monitorar e sobre rachaduras. O trabalho deles é muito bom”, comenta a moradora.
Membro do núcleo do bairro Colorado, ainda na região Ressaca, o multitarefas, Rodney Milk Brandão, 55 anos, também só faz elogios ao núcleo. “Sou muito grato por fazer parte e fico feliz com as orientações passadas todos os dias, orientando para algum risco. Somos avisados sobre a situação climática, o que é de suma importância para a população. Ter essas orientações sobre o clima, o que pode ou não fazer quando está chovendo. Todos os dias mandam notícias, postam nas redes sociais quando dá uma chuva muito forte, nos orienta dos riscos para que possamos evitar aquela região. Nos informam sobre o risco de deslizamento de terra ou de uma enchente.
Para integrar os Nupdecs, os candidatos cadastrados deverão ter acima dos 18 anos, se pessoas físicas poderão ajudar no apoio, acolhimento e humanização no pré-salvamento e nas situações de pós-desastres. Também podem cadastrar-se pessoas jurídicas, ou seja, por meio de seus funcionários das empresas, dedicados a reforçar as ações de apoio à população.
Nupdec: parceria entre Prefeitura e população
Em Contagem, as ações da Defesa Civil têm a finalidade de assistir às famílias atingidas, doando ou disponibilizando materiais, equipamentos e pessoal no atendimento às vítimas de eventos graves. Ao longo do ano, a Defesa Civil de Contagem realiza capacitações e trabalha diretamente com a população, com foco principal nas comunidades mais atingidas, localizadas em áreas de risco.
As regiões de risco hidrológico, de grau alto e muito alto em Contagem, foram previamente mapeadas e sinalizadas pela Defesa Civil com a participação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).
Os Nupdecs estão nas oito regionais da cidade. Em cada região, foram criadas microrregiões nas áreas mais vulneráveis, que por sua vez se organizaram em Nupdescs. A região do Nacional conta com cinco Nupdesc, que ficam nos bairros: Estrela Dalva, Nacional, Carajás, Chácaras Novo Horizonte e Tijuca. No Riacho, são três núcleos nos bairros Jardim Califórnia, Vila Lempp e Flamengo. No Industrial, são seis núcleos: Vila São Paulo, Barraginha, Sapolândia, Bandeirantes, Vila da Paz e Industrial. No Petrolândia, dois núcleos: Beija Flor e Nascentes Imperiais. Em Vargem, os núcleos foram organizados nos bairros Campina Verde, Estaleiro 2 e Nelson Mandela. No Eldorado são quatro Nupdecs: Água Branca, Vila Samag, Jardim Eldorado e Parque São João.
Em caso de necessidade, os Nupdescs entram em contato direto com a Defesa Civil e a Guarda Civil de Contagem, que estão disponíveis 24h e pelos números 153 e 199.
Fotos: Janine Moraes, Ronnie Von e Adelcio Ramos