Neste mês, a Escola Municipal Walter Lopes, na região Sede, recebeu uma sala modular equipada com os recursos necessários para o atendimento dos estudantes com deficiência. A entrega da sala à comunidade escolar foi acompanhada por estudantes e familiares da unidade, que aprovaram o espaço e as melhorias para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), “Perto de casa, ele vai ficar mais adaptado ao ambiente, já que ele tem dificuldades com mudanças. Será ótimo”, atesta Janaína Heloísa, 48, mãe de aluno portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para Karine Trindade, 34, que também tem uma filha atendida pelo AEE, a nova sala vai auxiliar sua filha com as demandas do dia a dia. "Estamos satisfeitos com a implantação deste equipamento e as possibilidades que ele ofertará para a minha filha e outras crianças que necessitam de utilizar a sala”, afirmou.
A diretora de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação (Seduc), Flávia Oliveira, destacou o investimento que a Prefeitura vem fazendo para qualificar o atendimento especializado nas escolas de Contagem. “É uma alegria muito grande. O AEE aqui nesta escola vai contribuir para elevar a qualidade de ensino para as crianças com deficiência”, destacou. “O atendimento fará toda a diferença para que possamos chegar mais perto das habilidades que os estudantes já têm e, assim, desenvolver novas competências”, apontou a diretora da escola Walter Lopes, Veruschka Dolabella.
A expansão de salas de recursos especiais tem como objetivo aperfeiçoar a oferta da educação inclusiva em Contagem. Fotos: Beatriz Torres
Recursos disponíveis na sala modular
Entre os equipamentos disponíveis, estão os materiais tecnológicos adaptados como tablets e notebooks, o ‘TiX’, um material de acessibilidade total, com teclado e mouse. Além disso, são oferecidos, também, jogos adaptados de concentração para portadores de deficiências intelectuais e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e os kits com materiais pedagógicos, em braile, para estudantes e crianças com baixa visão.
Os materiais contribuem para a eliminação das barreiras no processo de aprendizagem. Fotos: Beatriz Torres
A monitora de apoio à inclusão da escola, Yasmine Raquel, destacou as melhorias que a sala vai proporcionar para o ambiente escolar. “Era uma necessidade da escola porque temos muita demanda para estudantes com necessidades especiais. Então, uma sala como esta vai nos dar estratégias para lidar melhor com eles”. Eudinaley Nascimento é a atual professora responsável pela sala de AEE da escola. “Dina”, como é conhecida pela comunidade escolar, explicou que agora os estudantes terão um novo profissional, que será contratado, para acompanhá-los de perto. “A inauguração será um ganho positivo para a escola e, principalmente, para as crianças”, acrescentou.
O funcionamento da sala com os profissionais está em processo de finalização de contratações para que, em breve, os estudantes possam usufruir do ambiente e de todos os equipamentos disponíveis. Fotos: Beatriz Torres
AEE e salas de inclusão
Mais de dois mil estudantes da rede municipal de educação de Contagem participam do Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado pela Prefeitura Municipal. O projeto estimula a autonomia e o desenvolvimento dos alunos e conta com 65 salas de apoio à inclusão, sendo sete delas modulares, dentro de escolas da rede municipal de educação.