03 JUL 2024
TRANSCON
TRANSFORMAR CONTAGEM
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Nova frota e operadores de tráfego urbano vão garantir mais segurança e mobilidade ao trânsito da cidade

Nessa terça-feira (2/7), representantes da Transcon se reuniram com o poder Executivo a fim de apresentar os novos operadores de tráfego urbano e os novos veículos a serem utilizados pela autarquia, para um atendimento mais rápido à população e melhoria da mobilidade da cidade, o que deve garantir mais segurança e eficiência ao trânsito de Contagem

A prefeita Marília Campos, destacou a importância dos trabalhadores e dos novos veículos que a Transcon passa a operar na cidade. “Nós queremos uma cidade que seja bem organizada e, para isso, o trânsito tem que fluir mais. Nós estamos agora com a política de investimentos na Transcon. Nós contratamos mais 33 operadores de trânsito, adquirimos 11 veículos, tudo isso para que eles nos ajudem e deem o suporte necessário para que o nosso trânsito seja mais organizado e mais tranquilo”.

O papel dos Operadores de Tráfego Urbano

Com o intuito de ampliar o atendimento à população de Contagem e tornar o trânsito ainda mais efetivo e seguro para todos, os operadores de tráfego da Transcon já iniciaram a fase de treinamento, fazendo curso de formação, com aulas práticas e teóricas. São ensinadas normas de circulação e conduta no trânsito; noções de engenharia de tráfego; funcionamento do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM); sinalização viária; serviços oferecidos pela Transcon; atendimento ao cidadão entre outros tópicos.

O próximo passo é a fase prática operacional supervisionada, atuando nas ruas, auxiliando o trabalho do agente de trânsito no monitoramento do sistema viário do município, identificando possíveis problemas e irregularidades que possam afetar a circulação de veículos e/ou oferecer risco à segurança das pessoas.

No fim de todo o processo de capacitação, os operadores estarão aptos e preparados para desempenhar suas funções de forma eficaz e segura, dando apoio a sinalização de vias, remoção de veículos danificados, monitoramento dos semáforos, apoio a acidentes, entre outras situações. A exceção se faz na fiscalização, que permanece sendo uma função exclusiva dos agentes de trânsito.

Autor: jornalista Rafaela Galdino / Edição: João Cavalcanti