02 JUL 2024
TRANSFORMAR CONTAGEM
Bairro Nascentes Imperiais será contemplado com a urbanização plena
Foto: Fábio Silva/PMC
Moradores foram convocados para conhecer o Programa “Periferia Viva", do Novo PAC, que prevê investimentos em infraestrutura, equipamentos públicos e melhoria das habitações

Técnicos da Prefeitura de Contagem apresentaram, na noite desta segunda-feira (1º/07), o Plano de Urbanização Plena do Nascentes Imperiais, em um evento que reuniu técnicos, moradores, autoridades e lideranças de movimentos sociais. As benfeitorias foram contempladas no Programa Periferia Viva, do Governo Federal, no eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes do Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), que terá investimentos de R$124 milhões e prevê a melhoria da qualidade de vida das populações em situação de vulnerabilidade social.
O Periferia Viva tem como objetivos a melhoria da infraestrutura urbana (água e esgoto, pavimentação de vias, sistemas de drenagem); instalação de equipamentos sociais (saúde, educação), Inovação, tecnologia e oportunidades e o fortalecimento social e comunitário. Esse último quesito, inclusive, é um diferencial do Nascentes Imperiais e colaborou para a aprovação do projeto, pois os moradores integram movimentos sociais organizados, que remontam à ocupação do bairro, por volta de 2010. Um desses movimentos é o de luta para que o projeto do Rodoanel (Governo do Estado), seja modificado e exclua o bairro de sua rota original. Faixas e cartazes nesse sentido foram exibidos durante o evento desta segunda-feira. A moradora Lu Novais, que faz parte da comissão de moradores, falou da importância da participação de todos no processo de melhoria do bairro.  “O poder público olhou para nosso bairro e isto é muito bom, mas nossa organização e união farão toda a diferença na conquista das melhorias que sonhamos”, disse.
“Eu estou muito feliz de poder anunciar essas obras, pois nós vamos tirar o bairro desse isolamento e resolver vários problemas que hoje afligem vocês! Eu acredito!”, disse a prefeita Marília Campos.
A prefeita iniciou o evento saudando a memória da moradora Antônia Amásia, falecida dois dias antes e que foi uma das mais aguerridas defensoras do Nascentes Imperiais em várias lutas travadas pelos moradores.

Etapas

A Secretaria Municipal  de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), é a responsável pela implementação do programa, que terá três etapas:  Elaboração do Plano de Ação e Projetos, Infraestrutura e Espaços Públicos e Melhorias Habitacionais.  O Governo Federal vai investir R$120 milhões com contrapartida da Prefeitura, no valor de R$4 milhões.  Os recursos já estão garantidos e serão liberados à medida em que o programa for sendo executado. Os trabalhos estão na fase de elaboração de projetos e criação de um cronograma. Todo o trabalho será realizado com ampla participação popular, sendo que foi formada uma comissão de moradores para atuar junto com os técnicos da Prefeitura.

Ocupação

O Nascentes Imperiais fica na região do Petrolândia e faz parte da Bacia de Vargem das Flores, que abastece a grande BH de água potável. Como o próprio nome indica, o bairro conta com inúmeras nascentes, o que levou a atual gestão a classificá-lo como Zona de Especial Interesse Social (Zeis 1), inserido na área de Diretrizes Especiais de Adequação Ambiental (ADE), no Novo Plano Diretor, aprovado em 2023. No local vivem cerca de 5000 pessoas em 1506 famílias, cadastradas pela Prefeitura. O local já está sendo contemplado pelo Programa de Regularização Fundiária, da Prefeitura, iniciado em 2023 e que vai garantir o título definitivo de propriedade para todos os imóveis. A família de Josiane Santos, 41,  é uma das que vivem no local desde o início da ocupação. Para ela, a urbanização plena será a realização de um sonho.  “O calçamento da minha rua, feito pelos próprios moradores, a chuva levou, mas agora é diferente, pois será a prefeitura que vai fazer e fará bem-feito”, celebrou.

Autor: jornalista Pilar Batista / Edição: João Cavalcanti