Mais três regiões puderam cadastrar, gratuitamente, cavalos, mulas e burros, os chamados equídeos, e seus tutores nas últimas semanas. A ação aconteceu no Petrolândia (04/06), na Ressaca (11/06) e em Vargem das Flores (18/06). Esse processo visa assegurar maior proteção e bem-estar aos animais utilizados em veículos de tração animal no município. O cadastramento gratuito dos equídeos irá acontecer até o mês de agosto.
Durante a ação no ecoponto da rua Maria José Chiodi, em Nova Contagem, nessa terça-feira (18), o senhor Sebastião Alves Martins aproveitou a oportunidade para realizar seu cadastro e, também, para receber a avaliação médica do seu animal. Para ele, esse tipo de iniciativa é fundamental para garantir que os tutores tenham mais responsabilidade com os equídeos e possibilitem mais bem-estar e qualidade de vida a eles, que na maioria das vezes são utilizados em veículos de tração animal.
“Esses animais garantem nosso sustento diariamente, então é nossa obrigação garantir que eles tenham uma vida boa. Temos que aproveitar que a Prefeitura está realizando isso de forma gratuita. Muitas pessoas não têm condições de levar esses animais a um veterinário, então é uma forma de cuidar melhor deles e assegurar que recebam o cuidado que merecem”, disse.
O cadastramento está sendo realizado por meio de uma plataforma digital da Prefeitura. Além disso, todos os equídeos serão microchipados, medicados contra a infestação de carrapatos e vacinados contra doenças como raiva, tétano, rinopneumonite, influenza, aborto por herpesvírus e encefalomielite, garantindo sua saúde e prevenindo possíveis surtos de doenças.
Os carroceiros chegam com os animais e respondem algumas perguntas para o registro, sendo necessário fornecer documento de identificação e, caso disponível, a documentação do equídeo. Em seguida, os animais passam por um registro completo de características de pelagem (resenha), detalhando características que podem identificá-los, incluindo fotografias e todas as informações pertinentes ao cadastro.
Segundo a superintendente de Defesa Animal, Mariana Liceia, ao todo 215 animais já foram cadastrados nas oito regiões do município durante as ações de cadastramento realizadas nos ecopontos de Contagem. Os tutores das regiões já atendidas (Eldorado, Nacional, Riacho, Industrial, Sede, Petrolândia, Ressaca e Vargem das Flores), que perderam o cadastramento, podem entrar em contato com a equipe da Superintendência de Defesa Animal, por meio do telefone 3911-9376, e agendar uma nova data para serem atendidos.
“É importante que esse tutor entre em contato conosco para que o cadastramento seja realizado. Isso vai nos ajudar a planejar ações de bem-estar para esses animais de grande porte e orientar a criação de políticas públicas que beneficiarão a todos”, esclarece Mariana.