Nos últimos anos, a Prefeitura de Contagem investiu bastante para elevar o município ao patamar de um dos pólos culturais do estado de Minas Gerais. Além do investimento recorde no Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, que em três anos destinou mais de R$6 milhões para artistas, gestores, produtores e agentes culturais, a cidade também se tornou referência na realização de grandes shows e eventos, todos gratuitos e abertos a todos os públicos.
Para valorizar e promover a cultura local, Contagem desponta no cenário brasileiro como um grande receptor de artistas e atrações de diversas regiões do país. Em pouco mais de três anos, a cidade recebeu 16 atrações musicais de relevância nacional. Artistas como Elba Ramalho, João Gomes, Djonga, Hungria, Chico César, Aline Barros, Frejat e Fagner se apresentaram em espaços públicos da cidade, de forma inteiramente gratuita. É importante ressaltar que todos os eventos com atrações de alcance nacional contam, também, com shows de artistas locais.
Ainda por vir, a Prefeitura de Contagem prepara grandes eventos que também receberão artistas nacionais. A Marcha para Jesus, que acontece no próximo dia 15 de junho, contará com a apresentação do cantor Fernandinho, enquanto o encerramento do Arraiá de Contagem, programado para acontecer no dia 5 de julho, será celebrado com o show da banda Chama Chuva. A banda baiana Olodum também já está confirmada para se apresentar no município no segundo semestre deste ano, com data a ser divulgada em breve.
O secretário municipal de Cultura, Ramon Santos, destaca a importância dos grandes eventos para a cultura, o turismo e a economia da cidade. “Cultura é investimento, ela contribui para o desenvolvimento econômico e social do município. Incentivar ações como os grandes shows e eventos, além de valorizar as expressões culturais, são iniciativas que geram empregos e estimulam o mercado, além de fomentar o turismo”, declarou o secretário.
Para além dos espetáculos artísticos e culturais, os eventos ainda contam com a participação das barraquinhas da Economia Solidária (Ecosol), iniciativa da Prefeitura de Contagem que, além das questões de rentabilidade financeira, ainda se apresenta como uma proposta de organização social, cultural e sustentável, fomentando o desenvolvimento econômico local com a autogestão e incentivando a independência financeira dos participantes.
Contagem Mostra Cultura
Nos últimos anos, a cidade de Contagem destinou especial atenção à cultura, incentivando e valorizando o setor, seja por meio de editais de fomento, eventos públicos ou apoio institucional. Somente no primeiro semestre de 2024, a Prefeitura já apresentou eventos como o Pré-carnaval de Contagem, o concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a homenagem ao Dia das Mães, o Contagem Geek e o Rock’n Rua.
No dia 10 de junho, a partir das 18h, no Espaço do Encontro (Prefeitura da Contagem) a Secretaria Municipal de Cultura realiza o “Contagem Mostra Cultura”, encontro que tem por objetivo apresentar as principais ações da gestão, que visam valorizar, fomentar e democratizar o acesso de toda a população contagense à cultura produzida e desenvolvida na cidade. Para participar, basta confirmar presença clicando aqui.
Marcha para Jesus - Show Fernandinho
Data: 15 de junho de 2024
Horário: 14h - concentração
Local: praça Paulo Pinheiro Chagas
Arraiá de Contagem - Show Chama Chuva
Data: 5 de julho de 2024
Horário: 19h
Local: Espaço Popular Sede (escadaria da igreja)