A Prefeitura de Contagem continua realizando o cadastramento, de forma gratuita, de cavalos, mulas e burros, os chamados equídeos e seus tutores. No 14/5, o cadastramento ocorreu no Ecoponto da rua Halley, no bairro Durval de Barros, região do Riacho. Ao todo, foram cadastrados 22 animais. Já nessa semana, na última quarta-feira, (22/5), o cadastramento aconteceu na região Sede, no Ecoponto Maracanã, onde 32 animais foram catalogados.
Segundo a superintendente de Defesa Animal, Mariana Liceia, com dois meses do início do projeto, já foram cadastrados 168 equídeos nas regionais Eldorado, Nacional, Riacho, Industrial e Sede. A expectativa é que, até o mês de agosto, sejam atendidos entre 200 e 300 animais.
Aqueles carroceiros das regionais atendidas (Eldorado, Nacional, Riacho, Industrial e Sede), que perderam o cadastramento, podem entrar em contato com a equipe da Superintendência de Defesa Animal, por meio do telefone (31) 99162-7871, e realizar o agendamento para serem atendidos em uma nova data.
De acordo com Mariana, essa iniciativa busca atender o maior número de animais e tutores, possibilitando mais assertividade no censo dos equídeos, inclusive aqueles utilizados em veículos de tração animal em Contagem. “É importante ressaltar que esse agendamento só vale para os carroceiros das regiões atendidas; para as outras, é preciso aguardar o atendimento que será divulgado, em breve”, informa. “Queremos conseguir atender o maior número de animais e, para não deixar ninguém de fora, estamos iniciando esse agendamento para que todos consigam ser cadastrados e tenhamos um quantitativo correto de animais em Contagem”, explica.
Como funciona o cadastramento
O cadastramento está sendo realizado por meio de uma plataforma digital da Prefeitura e, além disso, todos os equídeos serão microchipados, medicados contra a infestação de carrapatos e vacinados contra doenças como raiva, tétano, rinopneumonite, influenza, aborto por herpesvírus e encefalomielite, garantindo sua saúde e prevenindo possíveis surtos de doenças.
Os carroceiros chegam com os animais e respondem algumas perguntas para o registro, sendo necessário fornecer documento de identificação, e, caso tenha disponível, a documentação do equídeo. Em seguida, os animais passam por um registro completo de características de pelagem (resenha), levantando detalhes característicos que podem identificá-los, incluindo fotografias e todas as informações pertinentes ao cadastro.
Também são realizadas vacinação, vermifugação, microchipagem, que permitirá a identificação dos mesmos, e fornecidas orientações aos tutores. Todo o processo é realizado por um médico veterinário, parceiro da Superintendência de Defesa Animal, Diogo Henrique Mendonça dos Santos.
Tutores aprovam a iniciativa
Quem aproveitou a oportunidade para cadastrar seu animal durante a ação na região da Sede foi Matheus Pinheiro da Silva. De acordo com ele, essa iniciativa é importante para beneficiar a cidade, possibilitando a fiscalização dos trabalhadores e garantindo segurança e qualidade no serviço.
“Esse controle é fundamental para distinguir os profissionais corretos dos inadequados, contribuindo para uma melhoria significativa e assim garantindo o bem-estar dos nossos animais”, declarou. Os tutores dos animais também estão sendo orientados sobre os cuidados corretos, especialmente se forem identificadas condições inadequadas de peso ou saúde dos animais. O objetivo é garantir que todos tenham uma vida saudável e digna.