No próximo sábado (18/5), acontece a 10ª edição da Marcha de Enfrentamento ao Racismo e às Intolerâncias Religiosas. A caminhada, em favor da promoção e da mobilização mais efetivas na luta antirracista, inicia às 8h, na praça Paulo Pinheiro Chagas, de onde os participantes sairão com destino à praça da Glória, ambas no Eldorado, pela av. João César de Oliveira. A ação faz parte do Mês de Enfrentamento ao Racismo”, cuja temática, deste ano, é “Por uma Contagem Antirracista”.
A marcha integra as ações e políticas de Contagem que têm como objetivo promover a reflexão e impulsionar ações voltadas ao fomento de políticas públicas e pelo engajamento na luta antirracista no município. É articulada pela Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, em conjunto com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), e mobiliza a sociedade civil, as escolas das redes privadas e públicas, ONGs, associações de bairro e pessoas interessadas no assunto.
A ação foi instituída pela lei municipal nº 4.717/2015 e integra as ações de enfrentamento ao racismo pautadas pelo Plano Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial, Lei nº 4.812/2016.
Confira a programação:
8h às 9h15 - concentração na praça Paulo Pinheiro Chagas:
- Abertura
- Intervenção Cultural
- Fala das autoridades e lideranças
11h às 15h – praça da Glória - Kizomba: intervenção cultural e celebração da Bandeira do Haiti
- Samba com o Grupo Dbantu
- Barracas com a culinária de Axé e haitiana
- Intervenção cultural da comunidade haitiana, em celebração ao Dia da Bandeira do Haiti