Prepare-se para entrar no ritmo e dançar ao som do samba de gafieira! A Série BH Instrumental, com o apoio cultural da Prefeitura de Contagem, leva a sua edição itinerante para o Parque Ecológico do Eldorado, no próximo sábado (30/8). A festa ao ar livre começa às 16h30 e será uma homenagem ao aniversário da cidade. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
Com a promessa de um fim de tarde cheio de diversão e música, a DJ Nara Torres (DJ Naroca) vai abrir a apresentação, na sequência o saxofonista Cléber Alves e Sexteto trará de volta a gafieira instrumental e garantem não deixar ninguém parado!
O show “Gafieira de Paulo Moura” tem inspiração nos arranjos e na concepção musical de Paulo Moura (1932-2010), compositor, arranjador, clarinetista e saxofonista, além de mestre e professor de Cléber Alves. Considerado um dos mais importantes instrumentistas brasileiros, Paulo Moura revolucionou a música brasileira, deixando-a genuína, ao criar novas formas sonoras.
O repertório do show inclui sambas de gafieira gravados por Paulo Moura, com composições próprias como "Ao Velho Pedro" e "Tarde de Chuva", além de parcerias famosas, como "Nada Além" de Mário Lago e Custodio Mesquita, em ritmo de fox-trot. O sexteto de Cléber Alves é composto por Ulisses Luciano, no trompete; Danilo Mendonça, no trombone; Igor Neves, no piano elétrico; Pablo Souza, no baixo elétrico; Guilherme Stephan, na bateria; e Cléber Alves no sax alto e soprano.
Sobre Cléber Alves
Saxofonista, compositor e arranjador, Cléber Alves estudou com Paulo Moura e Nivaldo Ornelas nos anos 80 e, após passar 10 anos na Alemanha, onde fez graduação e mestrado em música, retornou ao Brasil. Desde 1998, colaborou com diversos músicos renomados, como Toninho Horta e Ed Motta. Em 2019, concluiu seu doutorado em música na UFMG, onde sua tese sobre bossa-nova instrumental se tornou um livro. Cléber já lançou quatro álbuns.
Além da música
O evento também contará com o "Espaço Instituto Unimed-BH", que oferecerá ações de saúde e bem-estar para toda a família, incluindo sessão de "Quick Massage", para relaxar o corpo e a mente.
Com 22 anos de atuação em 2025, o Instituto Unimed-BH é uma organização sem fins lucrativos apoiada por mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores. Criado em 2003, o instituto desenvolve projetos socioculturais e socioambientais para promover o bem-estar, a qualidade de vida e a cidadania. Suas ações, alinhadas à Agenda 2030, incluem iniciativas de cultura, voluntariado, meio ambiente, adoção de espaços públicos e desenvolvimento comunitário.
Já o Projeto “Série BH Instrumental”, parte do Circuito Instituto Unimed-BH, visa formar público para a música instrumental, popularizar espetáculos de qualidade e desenvolver o senso crítico dos cidadãos.
A realização é da Veredas Produções, que tem 30 anos de atuação na área cultural e musical. O evento conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serviço - Cléber Alves Sexteto e a "Gafieira de Paulo Moura"
Data: 30 de agosto – sábado
Horário: 16h30 às 20h
Local: Parque Ecológico do Eldorado – rua Paineiras, 753 - Contagem/MG
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre