30 ABR 2024
REGIONAL ELDORADO
REGIONAL RESSACA
SERVIÇO
Central de Hidratação Eldorado encerra atividades com mais de 15 mil casos suspeitos de dengue atendidos
Referência no atendimento aos pacientes com arboviroses, unidade foi essencial para evitar a sobrecarga no atendimento das UPAS

Inaugurada no dia 6 de fevereiro de 2024, momento em que os números da dengue atingiram patamares preocupantes, a Central de Hidratação Eldorado chegou ao fim desse ciclo, ao completar os 90 dias previstos para seu funcionamento. Com mais de 15 mil pessoas atendidas com sintomas de dengue e 625 internações, a unidade cumpriu bem o papel de dar suporte ao atendimento na rede de urgência e emergência de Contagem, oferecendo um serviço médico humanizado e de alta qualidade a todos que buscaram atendimento.

Projetada para receber até 120 pacientes por dia, a unidade teve sua capacidade dobrada, em estrutura e equipes médicas, poucos dias após a abertura, em resposta à epidemia. A ampliação foi anunciada ao mesmo tempo em que foi decretado, pela Prefeitura, estado de emergência em saúde no município. Na medida em que o número de casos suspeitos de dengue aumentava, a Central de Hidratação Eldorado se consolidava como referência, mantendo uma média geral de 168 pacientes por dia.

A unidade registrou alguns picos acima de 240 atendimentos diários, chegando ao recorde de 289 casos suspeitos acolhidos em 11 de março, auge da epidemia. Mesmo com momentos de fluxos mais elevados, o tempo médio para atendimento foi dentro do esperado, sem maiores complicações. Hoje, na rede de urgência e emergência, os casos suspeitos de dengue apresentam queda significativa, com registro de aproximadamente 2 mil casos por dia, mesmo patamar observado antes da abertura da unidade.

Em nova visita à Central de Hidratação Eldorado, com a unidade já quase totalmente vazia, a prefeita Marília Campos ressaltou a importância de oferecer uma estrutura como aquela para o atendimento ao cidadão. “Está bem menor o número de pessoas adoecidas em tratamento. Eu estive aqui com meu filho, que ficou internado e pude ver o compromisso, a dedicação de todos. Saúde é um desafio e, o mais importante, é que a gente tem dado tudo da gente para cuidar bem da nossa população”, afirmou.

Para o diretor do Serviço Social Autônomo de Contagem, Eduardo Penna, é gratificante ver que todo o esforço alcançou os resultados esperados. “Mais de 15 mil pessoas chegaram aqui em busca de atendimento, cinco vezes mais do que no ano passado. Foi um desafio enorme, mas todos foram acolhidos e atendidos em um tempo bem razoável, coisa que até a rede privada não conseguiu fazer. A nossa expectativa agora é de pensar o futuro, para novas demandas que vierem, oferecer estruturas que dêem esse conforto e cuidado para o cidadão de Contagem que precisar de atendimento”, disse.

De acordo com a assessora Assistencial, Priscila Fazzio, que atuou diariamente na Central de Hidratação, foram muitas adversidades durante a epidemia, mas tudo foi superado com a dedicação de todos. “A gente se depara com diversos desafios, mas superamos tudo isso com trabalho, com o apoio de muitas pessoas dos mais diversos setores, na busca pelas soluções que precisávamos para seguir atendendo à população”, explicou.

A prefeita Marília Campos fez questão de destacar a importância dos profissionais da saúde no atendimento aos casos de dengue. “É preciso agradecer a todos os servidores que trabalharam muito nesse período, com compromisso, profissionalismo, dedicação e cuidado, porque sem eles nada disso seria possível. Então, fica o meu abraço carinhoso, o meu muito obrigado, porque nós estamos investindo a cada dia em mais saúde para nossa população. Isso significa mais atendimentos e mais qualidade nos serviços”, concluiu.

Central de Hidratação Ressaca

Com prazo inicial de funcionamento previsto para até o próximo dia 6 de maio, quando completam 50 dias desde sua inauguração em 18 de março, a Central de Hidratação Ressaca segue atendendo uma média de 75 pacientes por dia. Com capacidade para acolher até 120 pessoas diariamente, a unidade tem sido de grande importância, reduzindo a pressão sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ressaca.

Nesses pouco mais de 40 dias de funcionamento, a unidade já atendeu mais de 3.200 pessoas com suspeita de dengue, com picos acima dos 100 pacientes por dia, se tornando referência em arboviroses na região, que compreende as regionais Ressaca e Nacional. Ainda não há definição sobre a continuidade no atendimento após o prazo previsto inicialmente, o que deve ser discutido nos próximos dias, levando em conta a média de atendimentos diários, para que a população tenha garantido o acesso aos cuidados necessários.

CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC

Autor: jornalista Etiene Egg / Edição: João Cavalcanti