19 ABR 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
REGIONAL NACIONAL
Copa Minas de Futebol Society promove esporte com inclusão na Arena Terrestre, no Nacional

No sábado (13/4), o Campo Arena Terrestre, no Vale das Amendoeiras, no Nacional, foi palco da Copa Minas de Futebol Society, campeonato inclusivo para deficientes auditivos, que visa a inclusão por meio do esporte, e que contou com a presença de oito equipes, nas categorias masculina e feminina. A competição foi organizada pela Associação dos Surdos de Contagem em parceria com a Superintendência de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de Contagem. A inclusão é uma preocupação do governo atual, que tem se esforçado para dar acesso a todos, o direito ao esporte, ao convívio, à socialização e à ocupaçao dos espaços públicos.

O evento teve início às 8h com uma celebração à inclusão de deficientes auditivos por meio do esporte e homenagens diversas. A atual gestão foi homenageada com  a menção honrosa pelo trabalho em defesa e fortalecimento da inclusão na cidade, especialmente o apoio na realização do campeonato. A Associação de Surdos de Contagem, que é parceira da Prefeitura na Central de Libras, também homenageou a memória do atleta Robson Vander Duarte, falecido em fevereiro deste ano.

De acordo com o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, a importância do apoio do Executivo aos campeonatos inclusivos são diferenciais, assim como também a preocupação com revitalização de diversos espaços pela cidade. “Trata-se de uma atividade importante que coloca Contagem no circuito estadual do paradesporto para a comunidade surda, tanto como atividade esportiva quanto inclusiva e de qualidade de vida, já que as comunidades surdas do município são muito atuantes”, afirmou.

Todos os atletas receberam medalhas de participação e os artilheiros também receberam troféus, assim como as duas equipes vencedoras. A equipe campeã feminina foi a da Associação de Surdos de Contagem. No masculino, o primeiro lugar ficou com a  Sociedade dos Surdos de Belo Horizonte.

Participaram, também, do evento o vice-prefeito, Ricardo Faria; a secretária de Esportes e Lazer, Danielle Máximo; a presidente da Associação de Surdos de Minas Gerais, Larissa Regina Miranda; e a superintendente de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Dandara Matchelli.

Copa de Futebol Society

• Associação de Surdos de MG