19 ABR 2024
GOVERNO
Experiência da Prefeitura com a participação popular será exposta em congresso na França e Espanha

A experiência da Prefeitura de Contagem com a participação popular, por meio das plataformas digitais implantadas pela atual gestão, será apresentada no Congresso “Jornada Europeia 2024: Direito, Inovação e Sustentabilidade”, a ser realizado na França e na Espanha. Dessa forma, as medidas e práticas adotadas pela administração municipal para ampliar e aprimorar os mecanismos de transparência, uma referência no tema no país, vai atravessar o Atlântico e será discutida no continente europeu.

O evento vai reunir entre os dias 22 e 27 de abril, operadores do direito como juízes, presidentes de tribunais, promotores, procuradores e advogados  do Brasil e de outras partes do mundo, assim como e acadêmicos. Como representantes de Contagem, levando a experiência no município, estarão a servidora da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Luísa Mara Ribeiro Camargo e o subprocurador do município, João Alves.

Programação

Na Universidade de Vigo, na Espanha acontecerá, entre os dias 22 e 23 de Abril, o primeiro encontro sobre o tema, onde a servidora e advogada Luísa Camargo vai abordar o uso das tecnologias da informação na gestão de políticas públicas de direitos humanos. “Irei tratar dos avanços tecnológicos implementados nesta gestão, em especial o nosso Sistema Informatizado das Parcerias de Contagem (Sipcon) e como este tem sido utilizado como um facilitador na gestão da Política Pública de Direitos Humanos”.

Em Paris, a servidora vai expor, nos dias 26 e 27, sobre como é efetivado o Governo Aberto por meio da participação popular, o que, inclusive, tornou Contagem referência no Brasil.

Hospedagens, passagens, deslocamentos serão custeadas pelos próprios congressistas, que contam com condições especiais já que estão indo em uma comitiva com mais de 20 pessoas do Brasil.

Autor: jornalista Jefferson Lorentz / Edição: João Cavalcanti