Na tarde da última quinta-feira (11/4), os alunos do 3º ano do ensino fundamental da E.M. Dona Babita Camargos fizeram uma visita conjunta e guiada à Casa de Cacos e à Casa da Cultura Nair Mendes Moreira - Museu Histórico de Contagem, importantes equipamentos culturais do município. A visita faz parte do Projeto “Tour pelos Museus de Contagem”, promovido pela gestão municipal e que tem por objetivo facilitar o acesso dos jovens aos espaços culturais da cidade. A iniciativa acontece de forma inteiramente gratuita, incluindo o transporte entre as instituições contempladas e os museus.
O passeio iniciou pela Casa de Cacos, onde os alunos aprenderam um pouco mais sobre o local e sua importância para a história da cidade. Para a pequena Letícia, 8, o passeio foi muito legal e de muito aprendizado: “Eu achei muito legal. É a primeira vez que eu estou vindo, gostei muito dos animais de cacos”.
Para a Professora Jane, ações como essa são muito importantes para o aprendizado das crianças. “A gente estuda sobre o patrimônio e a Casa de Cacos faz parte da história da cidade. Para todos nós, conhecer dessa forma, visitando, é muito melhor do que estudar só no papel, né? Então eles podem ver de perto e, certamente, aprendem muito mais ao vivo do que apenas por escrito”, comentou.
Logo após, a turma se dirigiu para a Casa da Cultura Nair Mendes Moreira - MHC, onde aprenderam mais sobre a história da edificação e da cidade. “Eu achei aqui muito legal, interessante. O que mais gostei foram os quadros e aprendi que aqui há muita história, desde muito tempo até os dias de hoje”, declarou Alice, de 8 anos.
Para a diretora de Memória e Patrimônio, Gabrielle Vaz, as visitas são fundamentais para que os alunos se identifiquem mais com a cidade e seus patrimônios. “Tem sido uma receptividade muito grande, os alunos têm gostado bastante, as escolas também e as nossas agendas tem estado sempre cheias”, completou.
Casa de Cacos
A Casa de Cacos é um casarão histórico localizado na rua Inez Glanzmann de Almeida, 132, no bairro Bernardo Monteiro. Construído e revestido com mosaicos de louças e cerâmica, incluindo paredes, móveis e utensílios domésticos, o espaço foi idealizado pelo geólogo Carlos de Almeida e foi construído ao longo do tempo, levando quase 30 anos para ser finalizado. O espaço funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h e, aos domingos, das 9h às 13h.
Os alunos conheceram de perto a histórias e as curiosidades da Casa de Cacos, localizada no bairro Bernardo Monteiro Fotos: Newton de Castro Resende/PMC
Casa da Cultura Nair Mendes Moreira - MHC
A Casa de Cultura Nair Mendes Moreira - MHC, também considerada a casa mais antiga de Contagem, foi construída por volta de 1716 e é um local de muitas histórias. Lugar de constantes exposições, a Casa da Cultura é um dos locais favoritos de diversos artistas mineiros e de outras partes do país, por sua importância e pela própria história. Tombada pelo patrimônio histórico, devido ao decreto 10.060, de 14 de dezembro de 1998, em 2007, foi reconhecida pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como o primeiro museu de Contagem. Ela fica localizada na praça Vereador Josias Belém, 1. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, construída por volta de 1716, é considerada o local mais antigo de Contagem Foto: Newton de Castro Resende/PMC