Foto: equipe da Secretaria de Defesa Social

Com importante papel na promoção da segurança pública, a Guarda Civil de Contagem (GCC) tem, cada vez mais, intensificado ações de cidadania ao longo do mês de março. Com promoção de encontros com servidores e reuniões proveitosas voltadas para o diálogo, escuta, trabalho integrado e a promoção de uma cultura de paz no município,  a corporação tem conseguido importantes resultados, principalmente quanto às abordagens preventivas.

Os encontros foram uma forma de buscar meios para que os agentes fizessem exercícios de repetição envolvendo teoria e prática nas políticas de bem-estar da população. Cita-se, como exemplo, ações em homenagem às mulheres no tradicional hasteamento da bandeira, que ocorre todos os meses na Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds) e que, em sua última edição, contou com a participação de uma jovem estudante de Contagem, Mycaella Barbosa Gusmão, precursora no projeto “Um dia de Comandante”. A ideia é mostrar às crianças e adolescentes o dia a dia da Guarda Civil. “Eu gostei de ter sido convidada e quero que mais mulheres tenham essa experiência no comando da guarda”, comentou a jovem.

Dando sequência no mês, representantes de várias instituições, públicas e privadas, participaram da primeira reunião do Conselho Municipal de Defesa Social 2024. O encontro, teve como principal objetivo nivelar as informações entre os integrantes do conselho e definir as ações futuras. As reuniões acontecem uma vez por mês e visa debater as principais demandas e ações relativas à manutenção da segurança da cidade, que está sob responsabilidade da Seds.

Durante o encontro, foi informado que a prefeita decretou a abertura do Fundo Municipal de Defesa Social. Dessa forma, a conta do referido fundo, que é gerida pela mesa do Conselho, já foi aberta e, em breve, os dados serão enviados aos membros para conhecimento, com o compromisso de eleição de um tesoureiro, a ser nomeado pela mesa do Conselho.

O representante da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Luiz Rena, apresentou também um programa denominado “Mediação de Conflitos e Prevenção de Violências nas Escolas”. Nele se destaca a atuação e articulação permanente com as forças de segurança com referência para as situações de tensão, conflito e violência na escola e a articulação com as universidades para oferta de suporte psicossocial para trabalhadores da educação.

A secretária de Defesa Social, Viviane França, informou que o projeto da Seduc possibilita uma maior integração entre as forças de segurança no Município. “A Guarda Civil de Contagem atua com cautela para não sobrepor esforços nas operações, uma vez que a cidade possui outras demandas e, com a orientação estratégica de atuação às escolas, o fluxo é otimizado”, explicou.

A próxima reunião do Conselho acontecerá em abril, em data a ser divulgada internamente, para discussão de novos temas e articulações em prol da segurança pública na cidade.

Mais formação para os agentes da Guarda e da Banda

Um marco importante de avanço na estratégia operacional e administrativa da Guarda Civil de Contagem foi a realização do 1º Workshop para o Corpo Gestor da instituição. O evento aconteceu nas dependências do Centro Universitário UNA, com o foco no alinhamento do plano estratégico da Guarda para o ano de 2024.

Conduzido pela Gerência Administrativa e pela Gerência de Planejamento e Inovação, o encontro foi palco para o detalhamento dos planejamentos e das metas administrativas e operacionais para este ano. Um dos destaques foi a apresentação dos avanços tecnológicos implementados em 2023, essenciais para a modernização e informatização da instituição. Além disso, a relevância da análise de dados e da análise criminal foram enfatizadas, reconhecendo-se sua importância fundamental na otimização das atividades operacionais da Guarda.

Outro momento significativo foi a introdução do Roteiro Operacional, uma estratégia destinada a melhorar a eficiência das equipes em campo. Esse plano operacional considera a série histórica de demandas mais frequentes, buscando um posicionamento estratégico que responda de maneira eficaz às necessidades da comunidade.

O 1º Workshop para o Corpo Gestor da Guarda Civil de Contagem evidenciou o compromisso da instituição com a segurança e o bem-estar dos cidadãos de Contagem. Por meio da busca constante por inovação e excelência, a Guarda Civil reafirma seu papel crucial na proteção da comunidade.

“Nossa instituição se destaca não apenas na eficiência na resposta às adversidades, mas sobretudo, pela capacidade por estar próxima à comunidade, ouvindo e atuando de forma colaborativa”, enfatizou a comandante, Anita de Carvalho.

A Banda da Guarda Civil realizou também uma formação na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), em Belo Horizonte. A meta visou a qualificação dos agentes, ampliação de ações de segurança e comunidade com o grupamento da banda de música, com aulas para os jovens em vulnerabilidade social e um projeto de uma banda jovem cada vez mais cidadã. “É importante agradecer a Prefeitura de Contagem por não medir esforços para tal capacitação”, finalizou o maestro da Banda da Guarda Civil de Contagem, Tiago Teotônio da Silva.

Autor: jornalista Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti